Muitas pessoas desconhecem essa informação, o que poderia facilitar e muito a vida delas, mas é possível sincronizar Google Drive com o computador, para que ele salve as pastas que você tem nele, tudo isso na nuvem e de forma automática.
Para que você tenha acesso a esse recurso do Drive, é necessário ativar a sincronização e o backup e também logar em sua conta Google direto pelo app. Essa é a forma do Google te dar uma força para que você possa manter em segurança os seus arquivos mais importantes.
Eles serão armazenados em um local seguro com essa nova solução backup oferecida pelo Drive. Esse recurso serve para sincronizar e salvar seus arquivos mais importantes na nuvem, surge para substituir antigos softwares e aplicativos, como o Google Fotos, por exemplo.
Para que você possa sincronizar as suas pastas com arquivos importantes do seu computador com o Drive, é necessário instalar no seu PC o cliente dos serviços da Google no seu computador, que seja compatível com os sistemas operacionais Windows e macOS.
Está a fim de descobrir como fazer para sincronizar Google Drive? Você está no artigo certo. Aqui, nós vamos te ensinar como fazer isso, além de te mostrar as potencialidades dessa sincronização. Confira!
Passos para sincronização no Windows
Antes de seguir para os próximos passos, veja se você possui espaço de armazenamento suficiente no Drive, para que possa salvar todas as suas pastas nele. Depois de fazer essa conferência, basta seguir os passos:
1. Baixe Drive no seu PC
Para começar o processo de sincronização do Drive no seu computador Windows, você deve baixar o aplicativo no seu PC. Para isso, você deve acessar o site do Drive e clicar na opção de “Fazer o download do Drive para Computador”;
2. Faça a instalação do aplicativo
Após o término do download, você deve executar o instalador que você baixou no site. Instale o programa no seu computador. O processo pode demorar um tempo, portanto, aguarde;
3. Faça login em sua conta do Google
Após o fim do processo de instalação, você deve abrir o programa e fazer login em sua conta do Google;
4. Acesse o aplicativo
Após acessar a sua conta do Google, o ícone do programa vai aparecer na sua barra de tarefas. Clique nele e depois em um ícone de engrenagem, já dentro do Drive. Se dirija até a opção de “Preferências” para poder ativar o recurso de sincronização;
5. Escolha os arquivos e pastas que quer sincronizar
Após realizar o processo anterior, clique na guia “Meu laptop”. Depois disso, clique em “Adicionar pasta”. Logo após, escolha quais pastas você vai enviar para o Drive e confirme na opção de “Selecionar pasta”. O Google Drive irá pedir a confirmação novamente. Clique em “Salvar”.
6. Confirmar a sincronização
Para finalizar o processo, é necessário averiguar se o Drive está sincronizado. Acesse a barra de tarefas do seu computador e abra o Drive. Se a sincronização estiver parada, clique no ícone com uma engrenagem e selecione a opção de “Retomar sincronização”.
Passos para sincronizar o Google Drive no Mac
O processo é muito parecido com aquele que é utilizado nos computadores com sistema operacional Windows, com algumas poucas alterações no que diz respeito a nomenclaturas e processos, já que estamos lidando com um sistema operacional distinto. Para sincronizar Google Drive no seu Mac é necessário:
1. Abrir o aplicativo
Obviamente, você não vai conseguir sincronizar Google Drive se o aplicativo estiver fechado. Por isso, abra o aplicativo e faça login com sua conta. Na aba “Meu MacBook”, clique na opção de “Adicionar pasta”;
2. Selecionar as pastas
Depois disso, você deve selecionar as pastas que você deseja enviar para a nuvem;
3. Confirmar a sincronização
Para terminar o processo, deixe a opção de “Sincronizar com Google Drive” ativa. Após isso, clique na opção de “Concluído”.
Problemas no Google Drive e como resolver
É bastante comum que o Drive seja utilizado na rotina profissional. Quando o aplicativo apresenta algum tipo de problema ou instabilidade, não é necessário se preocupar demasiadamente, pois existem diversas medidas que podem ser tomadas para corrigir alguns erros no Drive.
Confira a seguir, alguns dos principais erros apresentados pelo Google Drive e como resolvê-los de forma prática:
Verificar possíveis falhas no servidor
Antes de sair em busca de soluções provenientes do seu próprio computador ou verificar problemas de conexão com a internet, procure verificar se não se trata de um problema geral com os servidores do Drive. Para verificar se o problema está no servidor, entre no painel de status do Google Workspace.
Nessa página, você terá acesso ao estado de todos os serviços oferecidos pelo Google, inclusive o Google Drive. Se o Drive estiver apresentando um ponto verde, não existe um problema de desempenho no programa. Entretanto, se um ponto amarelo ou vermelho estiverem lá, há um problema.
Atualização do navegador
Para que você possa ter acesso ao Drive pelo navegador, é necessário manter ele sempre atualizado, pois a ferramenta do Google é compatível apenas com as versões mais recentes do seu navegador. Por isso, se você não conseguir acessar o Drive pelo seu navegador, procure atualizar ele.
Se o seu navegador já está com a versão mais recente, uma alternativa para resolver esse problema é limpar o cache e também os cookies. Após isso, você deve acessar o Drive novamente.
Reiniciar a sincronização e o backup
Existem alguns problemas que podem surgir enquanto o backup e a sincronização estão sendo utilizados no Drive para computador. Entretanto, no programa, alguns problemas mais comuns estão relacionados aos travamentos, erros no cliente e também falhas de sincronização entre o Drive e o PC.
Uma solução possível para esses problemas é reiniciar o serviço. Para fazer isso, você precisa selecionar o ícone do programa no seu computador, clicar no botão que possui três pontos e selecionar a opção de “Sair do backup e sincronização”. Após isso, você deve abrir novamente e verificar se o problema foi solucionado.
Conclusão
O Drive é uma ferramenta extremamente útil, principalmente para quem o usa para trabalhar e precisa manter todos os seus arquivos seguros na nuvem, sem precisar realizar um processo repetitivo de colocá-los lá, porque o Drive já faz isso automaticamente. Sincronizar Google Drive no seu computador ou notebook nunca foi tão fácil.
Comentários 2