Prever o desempenho de um ativo financeiro, especialmente de moedas oficiais, é praticamente impossível, já que sofrem influência de diversos fatores. Imagina como seria bom se pudéssemos criar previsões futuras para um ativo? Com o Stock-to-Flow (S2F) e pela forma como o Bitcoin funciona, é possível criar previsões para o desempenho futuro da criptomoeda.
O S2F tem conquistado popularidade entre os investidores, uma vez que permite uma ideia valiosa do futuro da criptomoeda. Esse modelo passou a ganhar uma atenção ainda maior em 2019, quando um artigo relacionando esse conceito ao Bitcoin foi publicado pelo pseudônimo PlanB.
Conceito de S2F
O conceito de S2F é bastante utilizado para analisar commodities, como o ouro, por exemplo. A premissa para sua utilização com o Bitcoin é de que a criptomoeda se comporta de maneira muito semelhante às commodities.
O princípio básico que mede a valorização de qualquer ativo financeiro é a oferta e a demanda. Quando há muita oferta e pouca demanda, o valor de um ativo tende a ser menor, do contrário, quando há pouca oferta e muita demanda, o seu valor tende a ser maior nas negociações em exchanges de criptomoedas. O modelo Stock-to-flow utiliza basicamente esse princípio, uma vez que mede a escassez da moeda e a compara ao seu estoque, o que é possível já que o Bitcoin tem um valor finito de emissão, permitindo estabelecer a quantidade de moeda emitida e o que ainda pode ser emitido.
Como citado, o Bitcoin tem uma oferta finita de moedas, com seu limite estabelecido em 21 milhões de moedas possíveis de serem emitidas. Outra métrica importante é que a cada quatro anos, o ritmo de emissão de novas moedas diminui em um movimento conhecido como Halving. Isso significa que, ao longo do tempo, o volume de novos bitcoins inseridos ao mercado diminui.
Através de análises com o S2F foi possível observar um movimento de valorização da moeda sempre que acontecem os eventos de Halving. Nesses eventos a recompensa para os mineradores é cortada pela metade, o que ocorre, em média a cada quatro anos, quando são minerados 210.000 blocos. A diminuição da oferta juntamente com a demanda que só cresce, resultou em aumentos expressivos no valor da moeda.
O Stock-to-flow é calculado ao dividir o estoque de moedas (quantidade de moedas em circulação) pela taxa de bitcoins minerados anualmente. Quanto maior o resultado, maior é a escassez da moeda. Logo, quanto maior a escassez, maior a sugestão de valor no futuro.
Embora seja uma ferramenta valiosa, é importante destacar que o Stock-to-Flow não deve ser utilizado como uma certeza, mas sim como uma perspectiva e previsão. É muito importante que o investidor sempre considere as diversas variáveis antes de tomar suas decisões sobre os investimentos feitos.