De acordo com pesquisa da Conversion, as vendas devem subir cerca de 12% em relação ao ano passado. Veja dicas para evitar dores de cabeça nas compras da Black Friday
É oficial: a Black Friday é a melhor data para vendas do segundo semestre. O primeiro evento no Brasil aconteceu em 2010 e, de lá para cá, cada ano promete ser ainda melhor do que o outro.
E a situação é positiva tanto para o lado do comprador quanto para o do vendedor. Isso porque é possível fazer o estoque da loja rodar e, claro, comprar com descontos incríveis. Até porque as compras de Black Friday não tem nada a ver com descontinhos, não é?
Mas para quem vai comprar, o melhor mesmo é ter cuidado. Existe muita promessa falsa por aí que pode dar muita dor de cabeça. Vamos aproveitar que a data está chegando e ver como escapar dessas ciladas?
Analisar se você realmente precisa do produto
O primeiro ponto que você precisa saber é: você precisa mesmo daquele produto ou está apenas tentado a comprar? Não é porque a Black Friday existe que você é obrigado a comprar. E isso vale para todas as promoções.
É claro que é uma ótima oportunidade, mas para fazer compras de forma consciente é necessário ponderar essa necessidade. Muitas pessoas fazem compras por impulso e se arrependem depois. Pior: muitas comprometem o orçamento por algo que não precisavam naquele momento.
A melhor forma de fazer compras inteligentes na Black Friday é montar uma lista alguns meses antes com tudo o que você realmente precisa comprar. No dia, confira se o desconto está valendo a pena e vá fundo às compras.
Monitorar o preço antes da data
Outro grande erro de muitas empresas é fazer a famosa “Black Fraude”. É quando as lojas aumentam o preço semanas antes para voltar ao valor original na data.
Realmente, fica parecendo que o desconto é arrasador e muita gente cai nesse golpe. Caso perceba isso, é possível denunciar aos órgãos de defesa do consumidor, visto que é uma atividade ilegal e quem pratica pode sofrer penalidades.
Por isso, monitore os preços dos produtos que você mais deseja para saber se é promoção mesmo ou não.
Verificar a segurança da loja
Essa dica vale para as lojas online. Em 2021, a tendência é que o comércio físico recupere as vendas, mas as compras pela internet vão continuar acontecendo.
Então, quem pretende comprar online, deve seguir algumas dicas para não comprar em lojas que não existem ou ter problemas com os dados bancários, ou desvio do pagamento. Algumas dessas formas de verificação englobam:
- Verificar o CNPJ da loja e a situação na Receita Federal;
- Conferir se existe a aba de “políticas de troca e devolução”;
- Checar se existe um cadeado em frente ao endereço “https”;
- Pesquisar a reputação da loja no Reclame Aqui.
Conferir a garantia
Assim como verificar se a loja permite troca e devolução, como te contamos acima, saber se o produto tem garantia evita muitos problemas posteriores. Alguns, por conta da promoção, não têm essa proteção ou então tem uma garantia menor.
Confira tudo antes de fechar a compra. Se necessário, você também pode contratar uma garantia estendida para ficar mais tranquilo. A dica vale especialmente para eletrônicos, que tendem a ser não apenas a preferência dos consumidores, mas também os que estragam com mais facilidade.
Compare preços
Um mesmo produto pode ter preços diferentes nas lojas. Pesquise as principais, sempre conferindo a reputação delas. Assim, você garante os melhores descontos e sai no lucro na hora de adquirir aquele produto que você está desejando há tempos.
Agora você está pronto para não cair em ciladas na Black Friday. Verificando esses pontos que te contamos aqui, é só encher o carrinho. Ah, e não podemos esquecer que a Black Friday é uma ótima forma de economizar nas compras de Natal e fazer com que aquele presente saia com um preço bem menor. E aí, preparados para comprar muito?
Comentários 1