A inteligência artificial (IA) está ganhando protagonismo em vários segmentos profissionais e, quando falamos do mercado de seguros, o cenário não é diferente.
As empresas do ramo usam essas ferramentas para compilar dados e analisar dados que servem de base para precificação de apólices, criar novos produtos e evitar fraudes.
Além disso, as novas tecnologias impactam na redefinição no que diz respeito aos paradigmas de comportamento do consumidor e na implementação de mecanismos da IA nos novos veículos que saem das montadoras.
Novas tendências tecnológicas que impactam no seguro auto!
Em meio a esse cenário, crescem cada vez mais as exigências para que os corretores de seguros estejam atualizados em relação a todas essas transformações, permitindo a eles oferecer aos clientes produtos personalizados.
Confira na sequência algumas mudanças tecnológicas que impactam na oferta do seguro auto!
Crescimento dos veículos autônomos e conectados
O aumento na oferta de veículos autônomos e conectados está promovendo uma readequação no que se refere ao conceito de risco e reais necessidades de cobertura para seguro auto.
Em função desse novo cenário, as seguradoras estão se reinventando para contemplar riscos associados às tecnologias autônomas, enfatizando a importância de contemplar nas apólices a cobertura que respeite a complexidade dos novos sistemas.
Momento dos carros elétricos e foco na sustentabilidade
Os carros elétricos estão ocupando cada vez mais espaço no setor automotivo e, de forma incontestável, já são uma realidade.
Com o objetivo de se ajustar a essa dinâmica do mercado, as seguradoras estão buscando inovar e oferecer coberturas específicas para recargas de baterias e infraestruturas de carregamento.
Além disso, com essa prática, os players do segmento estão potencializado a adoção de veículos que sejam fabricados para usarem substâncias menos nocivas ao meio ambiente.
Mobilidade compartilhada e assinatura de veículos
O crescimento em larga escala do compartilhamento de carros e dos modelos de assinatura faz com que as seguradoras criem soluções com maior flexibilidade, adaptadas para esse tipo de utilização dos automóveis.
A medida configura a abertura de um novo nicho de mercado que é a oferta de seguros sob demanda específica, ampliando o leque de possibilidades de atendimento e faturamento.
Proteção contra acidentes e priorização de segurança
Os constantes avanços dos investimentos em segurança veicular estão fazendo com que as seguradoras dêem atenção ainda mais especial à prevenção contra acidentes e segurança dos motoristas.
Essa mudança no segmento resulta na oferta de prêmios mais vantajosos para veículos que já tenham acoplados dispositivos de segurança.
Melhora na experiência do cliente
Proporcionar ao consumidor o acesso a um atendimento diferenciado precisa ser a regra em qualquer segmento profissional.
Para cumprir esse objetivo, as seguradoras estão potencializando investimentos em simplificação dos processos, treinamentos para aperfeiçoar a abordagem junto ao cliente e a adoção de plataformas digitais.
Por meio de um atendimento mais rápido e funcional no ambiente online, é possível que as seguradoras permitam aos clientes acompanhar suas apólices pela internet.
Mas como o consumidor pode saber se uma seguradora está oferecendo soluções adequadas às novas tecnologias? Além de muita pesquisa, é fundamental conversar com corretores de seguros para compreender mais sobre o mix de produtos que a empresa oferece e se tais atributos atendem às suas respectivas necessidades.