Qual a situação da economia da região? Quais as ações devem ser tomadas para o seu fortalecimento? Quais as atividades industriais são mais competitivas e adequadas na região?
Com o objetivo de responder essas e outras perguntas a Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) promoveu, na manhã da última quarta-feira (31/05), uma reunião plenária com cerca de 100 empresários para debater o desenvolvimento regional do setor industrial.
O encontro contou com a presença do Superintendente dos Departamentos de Competitividade e Tecnologia (DECOMTEC) e da Micro, Pequena e Média Indústria (DEMPI) do Ciesp e da Fiesp, Renato Corona, que fez um diagnóstico do perfil socioeconômico das 48 cidades que compõe a Regional do Ciesp Sorocaba, assim como uma avaliação setorial das indústrias da região com base no percentual da massa salarial.
Corona, que também atuou na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Estado de São Paulo e como superintendente do SEBRAE-SP, destacou que a indústria nacional vem perdendo participação no PIB (Produto Interno Bruto).
Na avaliação do palestrante, a importância da indústria não é só econômica. “A pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia mostraram que indústria é uma questão de segurança nacional. A indústria ficou tão relegada que no início da pandemia tivemos que importar itens básicos como máscara, por exemplo”, destacou.
Segundo o estudo apresentado, a Regional Sorocaba do Ciesp representa 4,6% da população e 3,6% do PIB do Estado de São Paulo. “Quando analisamos o setor industrial da região do Ciesp Sorocaba verificamos que a participação no PIB é maior do que a estadual, sendo 24,6% na Regional de Sorocaba contra 20,7% em todo o estado”, ressaltou.
Corona observou também a participação industrial de alguns outros municípios que fazem parte da área de abrangência do Ciesp Sorocaba. “Algumas cidades se destacam na participação do PIB, como por exemplo:
- Alumínio (59,9%)
- Angatuba (38%)
- Apiaí (26%)
- Araçoiaba da Serra (27,7%)
- Iperó (33,8%)
- Itapetininga (24,4%)
- Mairinque (39,3%)
- Porto Feliz (26,5%)
- Salto de Pirapora (56,7%)
- Sorocaba (28,4%)
- Tatuí (26,8%)
- Votorantim (26,2%)
Neste estudo pudemos observar que entre 2007 e 2020, a participação do PIB do CIESP Sorocaba no PIB Estadual aumentou de 3,27% para 3,55%”, completou.
A região industrial de Sorocaba foi analisada com base em dois modelos, um de competitividade setorial e outro de competitividade regional.
Competitividade Setorial
Na análise setorial, que leva em conta a produção, consumo e importação no Estado de São Paulo, dividimos os setores em quadrantes: dinâmicos, onde nós temos consumo em crescimento e baixa concorrência do importado; desafio, onde o consumo está estagnado ou em queda e a concorrência do importando é baixa; baixo desempenho, onde o consumo está estagnado ou decrescente e a concorrência com o importado é alta e oportunidade perdida, onde o consumo é crescente e a concorrência do importado também”, explicou.
Competitividade Regional
Na competividade regional, o estudo analisou a performance de cada atividade industrial da Região de Sorocaba com o desempenho no Estado de São Paulo, de acordo com evolução real da massa salarial entre os anos de 2007 e 2021.
Com base nestes modelos foram identificados na região nove setores dinâmicos e com alto crescimento: alimentos, equipamentos para agropecuária, defensivos agrícolas e desinfetantes, manutenção de máquinas e equipamentos, ração, geradores e transformadores, farmacêuticos, artefatos de concreto e vidros.
Pesquisa
O estudo propôs ainda um plano de ação com grupos de trabalho e o desenvolvimento de uma Pesquisa de Competitividade da Indústria do Ciesp, que será feita on-line e é aberta para participação de qualquer indústria, mediante solicitação do link junto ao Ciesp Sorocaba.
“Essa pesquisa vai abordar vários pontos do que chamamos de ambiente de negócios local. Vamos tratar de qualificação e oferta de mão de obra, de tecnologia, de meio ambiente, de infraestrutura e logística, entre outros. Quanto maior o número de indústrias que puderem participar dessa pesquisa maiores serão os subsídios que teremos para construirmos pautas que serão encaminhadas ao governo, seja ele municipal, estadual ou federal”, afirmou Corona.
Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o encontro foi muito importante para nortear os municípios e as indústrias de cada segmento com uma visão macro e estratégica. “Esse movimento começou dois meses atrás quando o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge de Lima, esteve em Sorocaba para tratar do desenvolvimento regional. O Ciesp, pela facilidade que tem de aglutinar forças com outras entidades da sociedade civil e com o poder público, foi convidado para direcionar esse trabalho nas 48 cidades que fazem parte da nossa regional”, comentou.
Syllos observou ainda que o trabalho será bastante relevante para a região pois indústria de transformação é a maior empregadora e possui massa salarial maior do que os demais setores da economia. “Quanto maior for a participação da indústria na economia maior será o crescimento do PIB regional, pois a indústria impulsiona o crescimento dos outros setores e é um grande indutor de inovações”, concluiu.
O evento fez parte das comemorações do Dia da Indústria, celebrado no dia 25 de maio, e contou com a participação de representantes das prefeituras da região, como o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sorocaba, Paulo Henrique Marcelo; Secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçoiaba da Serra, João Batista da Rocha; o Diretor de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Boituva, José Aparecido Bastazini; o Diretor de Indústria, Comércio e Serviços de Mairinque, Wilker Camargo; o Secretário da Indústria e Desenvolvimento de Araçariguama, José Renato Bonifácio; a Diretora Estratégica de Tatuí, Fabiana Grechi; o Diretor Executivo de Planejamento e Trabalho de Tatuí, Daniel Barros; o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Piedade, Fernando Maciel e a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Mirian Zacareli.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Higor Duarte; o gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; os diretores do Senai Sorocaba e Mairinque, Fábio Rocha e Adriano Ruiz Secco, respectivamente; o diretor do Sesi Sorocaba, Júlio César Martins; o diretor estadual de Infraestrutura e representante local do Ciesp em Mairinque, Elvio Lorieri e o coordenador regional do SindusCon-SP, Wander de Oliveira.
A sede do CIESP Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista. Outras informações pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-5674 (WhatsApp).