Saiba quais são os Pratos típicos do Nordeste mais famosos que você não pode deixar de experimentar.
Comida não é apenas comida. Cada região carrega consigo uma história por trás de cada prato, como é o caso dos Pratos típicos do Nordeste. A forma como a culinária brasileira se formou diz muito sobre as regiões e a época na qual as iguarias começaram a ser feitas e, posteriormente, adaptadas.
A própria culinária nordestina carrega muito sabor e é um símbolo de resistência de seu povo. Cada ingrediente usado nos Pratos típicos do Nordeste reforçam a ligação com a natureza, as tradições passadas de geração para geração e a necessidade de alimentar grandes famílias.
O melhor de tudo, é que não é necessário ser um cozinheiro profissional para preparar esses pratos.
Pratos típicos do Nordeste mais famosos
Venha conosco descobrir o que existe por trás dos pratos Pratos típicos do Nordeste mais famosos. Garantimos muito conhecimento, mas não nos responsabilizamos pela água na boca a cada descrição. Confira!
Baião de dois
A iguaria é feita pelo Brasil inteiro, e com certeza é um dos Pratos típicos do Nordeste mais apreciados e teve sua origem no Ceará. Os ingredientes principais do Baião de dois são arroz e feijão, preferencialmente o de corda. É essa a cara tipicamente nordestina que o prato recebe e que pode variar o sabor de estado para estado.
O Baião de dois foi criado para ser um prato completo, que não precisa de complementos. Mas o melhor: tudo é feito em uma só panela, para deixar o preparo prático e haver unidade de sabor.
A história de um dos Pratos típicos do Nordeste mais famosos remete a tempos difíceis no Nordeste, quando não se podia desperdiçar nada.
A ideia do baião de dois começou exatamente para unir sobras de comidas, como arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Assim, era possível alimentar a família sem jogar nada fora. Depois, a receita passou por adaptações e chegou até o modelo de uma panela só, como é hoje.
Cuscuz nordestino
A origem é africana, mas o cuscuz nordestino tem um sabor próprio que só quem provou sabe.
A introdução do prato à culinária brasileira foi feita por imigrantes e pessoas escravizadas, vindos do Oriente Médio. Mas a receita sofreu muitas mudanças no decorrer dos anos até chegar à versão tipicamente oferecida, se tornando um dos Pratos típicos do Nordeste.
Na época o preparo era interessante pela questão do rendimento e pela facilidade de preparo, além do baixo custo dos ingredientes usados. Ou seja: eram ótimos para oferecer a pessoas que não tinham boas condições financeiras na época e que precisavam de uma alimentação reforçada. Para complementar, o cuscuz podia ser comido com carne seca batida no pilão.
A receita é tão importante para a região nordestina que foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2020.
Bobó de camarão
Com forte contribuição africana e indígena, o prato ganhou destaque na culinária baiana, tornando-se um dos pratos típicos do Nordeste bastante conhecidos.
O preparo é feito com ingredientes tipicamente brasileiros e, ao provar, o turista experimenta os verdadeiros sabores do Nordeste: azeite de dendê, creme com leite de coco e pescados. Por isso, quem prova em outras regiões e depois a receita nordestina sabe exatamente a diferença.
Arrumadinho de carne seca
Esta é uma receita típica de Pernambuco e foca na mistura de vários ingredientes para montar um dos verdadeiros Pratos típicos do Nordeste. Ou seja, é mais uma forma de mostrar a versatilidade da culinária regional, com o aproveitamento de ingredientes da cozinha.
Mas atenção: ele não deve ser confundido com o escondidinho. Apesar de terem nomes semelhantes, são receitas diferentes. No arrumadinho, todos os itens são colocados lado a lado, bem organizados, como o próprio nome diz. A iguaria é feita com macaxeira, farofa, vinagrete e feijão verde. O toque final é o tempero com manteiga de garrafa.
Caruru
Este é outro exemplo de influência trazida pelos africanos e absorvida pela nossa cultura e culinária nordestina. Mas há quem se questione sobre os ancestrais indígenas fazendo a mesma receita, com folhas e raízes locais. O prato acumula ancestralidade e religião em sua história. Há anos ele é oferecido a Cosme e Damião, nas festas típicas em louvor aos santos.
Independentemente da origem, o sabor é inigualável. Quem viaja para o Nordeste ganha de presente paisagens incríveis, culinária de qualidade e sabores incomparáveis. Deu até vontade de viajar e provar cada um desses pratos, não é?
Já esperimentou algum destes Pratos típicos do Nordeste? Conta pra nós ai nos comentários.
Comentários 1