O célebre apresentador e empresário Silvio Santos morreu hoje, dia 17 de agosto de 2024, aos 93 anos, deixando os brasileiros que conheceram seu trabalho de mais de meio século em luto.
O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos. O empresário estava internado desde o início do mês depois de um quadro de H1N1.
O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital particular na capital desde o início do mês.
O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.
Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.
Silvio Santos esteve na tv brasileira durante mais de 60 anos, fazendo programas de sucesso e entretenimento e muito humor que marcaram gerações ao longo do tempo.
Por todos estes anos, Silvio Santos se tornou parte da cultura popular brasileira, sendo lembrado por suas travessuras e criatividade genial. Assim, por meio deste, queremos homenagear a contribuição desta figura ímpar para a cultura brasileira, falando sobre sua vida, carreira, sucessos e legado.
Nota do SBT
Através do Instagram, o SBT divulgou uma nota falando sobre o trabalho de Silvio Santos na emissora.
A vida e trajetória de Silvio Santos
Senor Abravanel, mais conhecido pelo seu nome artístico Silvio Santos nasceu no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930 e desde muito jovem começou a trabalhar com dedicação.
Silvio Santos começou a carreira como camelô, nas ruas de sua cidade natal. A poderosa e inconfundível voz lhe fez com que fosse convidado para ser locutor de rádio. Ficou pouco tempo na rádio, pois o salario era baixo e o dinheiro que ganhava como camelo vendendo seus produtos nas ruas era maior.
A construção do império de Sílvio Santos
No ano de 1958, Silvio Santos comprou o Baú da Felicidade, do radialista Manoel de Nóbrega que veio a se tornar um de seus melhores amigos.
No baú da felicidade, o cliente pagava um carnê todo mês e, no final do ano recebia um baú com brinquedos e produtos diversos.
Ele manteve o sistema de carnês do Baú, mas expandiu o negócio: criou lojas próprias onde o cliente podia trocar o valor pago por, além dos brinquedos, eletrodomésticos.
O sucesso foi tão grande que o homem do baú expandiu ainda mais o leque de produtos ofertados ao consumidor no baú da felicidade.
Sua primeira aparição como apresentador de TV veio no ano de 1961, na extinta TV Paulista. Silvio apresentava game que veio a fazer muito sucesso na época, o programa “Vamos Brincar de Forca”.
Entre os prêmios, eram oferecidos carros, motos e até casas. Para dar conta de tudo, silvio adquiriu alguns empreendimentos imobiliários para facilitar e baratear a oferta de seus prêmio ao público.
Em 1965, Silvio iniciou um programa de sucesso intitulado “O homem do Baú”, que teve um enorme sucesso entre o público brasileiro. Neste programa, Silvio mistura humor, música e diversão em um único espetáculo. Este programa foi ao ar durante cinco anos, sendo o grande marco de Silvio no meio televisivo.
Silvio Santos e o SBT
A realização da emissora própria que sempre foi um sonho do homem do baú veio a se tornar realidade no ano de 1981, com o nascimento do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). O canal se tornou a terceira maior rede de TV brasileira. O SBT veio a se tornar a sua maior fonte de maior ganho.
Em 2006, criou a Jequiti, empresa de cosméticos. Já em 2007, foi a vez de o Grupo Silvio Santos lançar o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá, com apartamentos de alto padrão, vendidos por valores milionários.
Programas de sucesso criados por Silvio Santos
Ao longo de sua carreira, Silvio Santos criou incontáveis momentos inesquecíveis e inovadores para o meio televisivo brasileiro. Um de seus principais sucessos foi a criação do “Jogo dos Pontinhos”, que foi um grande marco na tv brasileira.
Com o “Jogo dos Pontinhos”, Silvio conseguiu diversificar seu programa e oferecer brinquedos divertidos ao seu público, atraindo assim um grande número de espectadores. Outros sucessos de Silvio Santos foram o “Jogo das 3 Pistas”, o “Par ou Ímpar” e o premiado “Programa Silvio Santos”.
Legado
Silvio Santos deixou um legado inesquecível no meio televisivo brasileiro, contribuindo com incontáveis investimentos no entretenimento do país.
Durante sua vida, Silvio Santos foi reconhecido e homenageado com diversos prêmios e títulos, dentre eles o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, entregue pelo presidente do Brasil em 2008.
Silvio também foi homenageado com um monumento que foi inaugurado em 2011, em São Paulo, para celebrar sua contribuição para a cultura brasileira.
Fortuna e patrimônio do Silvio Santos
Hoje, o texto da homenagem lido na cerimônia reúne a essência de tudo o que Silvio Santos foi para o Brasil: “Queremos deixar aqui a eterna saudade de quem nos colocou a sorrir no rosto. Agradecemos, Silvio Santos!”.
Silvio Santos vivia a vida como se fosse uma grande aventura, exalando diversão e alegria para todos ao seu redor. Seu legado é tão forte que resistirá ao teste do tempo e se manterá vivo para sempre na memória de todos brasileiros que o conheceram.
Vamos então homenagear Silvio Santos seguindo seus ensinamentos e praticando sua filosofia de vida: divertir-se, mirar alto e nunca desistir dos seus sonhos.