Saber como limpar peixe é de suma importância para que a preparação desse alimento seja facilitada, deixando seu prato mais bonito e saboroso.
São inúmeras as possibilidades de refeições que podem ser preparadas com o peixe, desde as mais simples para o dia a dia, como também em ocasiões especiais, como festas de aniversário e casamento, por exemplo.
Para ajudar nessa tarefa, que pode ser complicada para muita gente, preparamos neste post algumas dicas maravilhosas de como limpar peixe, mesmo sem ser um cozinheiro profissional.
Confira!
Antes de começar a limpar peixe, fique atento às seguintes dicas!
Com certeza você já deve estar curioso para saber como limpar peixe, mas para facilitar ainda mais esse processo, é preciso ficar atento nessas dicas preciosas:
- Escolha uma faca de boa qualidade, que tenha o fio de corte preciso;
- Deixe a bancada da sua cozinha livre para que toda a tarefa seja executada em um ambiente limpo;
- Deixe uma vasilha separada para que os filés ou postas que retirar possam ser reservadas;
- Tenha uma lixeira de cozinha próximo à bancada para que as escamas e vísceras sejam descartadas.
Agora que você já sabe os acessórios necessários para colocar em prática sua tarefa, vamos ao passo a passo de como limpar peixe.
1. Remover as escamas
Para a remoção das escamas do peixe, é preciso manusear a faca no sentido oposto que as mesmas são projetadas.
A maneira correta de utilizar o utensílio é fazendo movimentos curtos, o inclinando levemente, atingindo apenas a superfície do peixe, dessa forma, a retirada das escamas acontece de maneira mais rápida e eficiente.
Na hora de limpar peixe, é preciso se lembrar das seguintes questões:
- A raspagem das escamas deve ser feita nos dois lados do peixe;
- Você pode facilitar o seu trabalho se colocar seu peixe debaixo da água corrente ou deixá-lo de molho em uma vasilha de água;
- Se mesmo depois de toda limpeza, ainda ficarem algumas escamas para trás, não se preocupe! Mesmo que seu gosto não seja dos melhores, não fazem mal à saúde das pessoas.
2. Abrir o peixe
Nessa etapa para limpar peixe, deve ser feito um corte desde o ânus, que é um orifício localizado na barriga do animal, bem próximo à cauda, até a cabeça.
Muitas pessoas costumam colocar força na faca para fazer o corte, isso pode levar à perfuração do intestino, vazando seu conteúdo.
3. Remover as entranhas do peixe
Com o auxílio de uma colher, ou mesmo usando seus dedos, retire da abertura que foi feita, todas as vísceras e esguias, que devem sair facilmente.
Lembrando sempre de verificar se não restou nada em seu interior, como miúdos ou rim.
4. Inspecionar a cavidade torácica
Embora nem todas as espécies possuam essa cavidade torácica, essa etapa é um importante passo para limpar peixe.
Geralmente, essa membrana que recobre a cavidade torácica, possui um odor marcante de óleo que deixa a preparação do alimento indesejável.
Por esse motivo, é fundamental fazer uma inspeção minuciosa da cavidade torácica, fazendo a raspagem de toda essa membrana.
5. Tirar ou não tirar a cabeça do peixe?
Esta é uma dúvida de muitas pessoas na hora de limpar peixe, mas é preciso salientar que, embora seja uma prática muito comum, não é uma obrigatoriedade a retirada da cabeça.
Pelo contrário, em alguns pratos, esse elemento é o responsável por conferir ainda mais sabor ao prato.
Outro detalhe interessante é que em algumas culturas a carne presente nas bochechas, é considerada a melhor parte do peixe.
6. Retirada das nadadeiras
Assim como a cabeça, a retirada das nadadeiras não é obrigatória, porém, essa atitude facilita a remoção de alguns ossos delicados e menores.
Assim sendo, você deve segurar as nadadeiras do seu ponto mais perto da cauda e puxar rapidamente na direção da cabeça para que sejam retiradas completamente.
Conclusão
Depois que todos esses passos foram seguidos, o último passo para limpar peixe é lavá-lo muito bem em água gelada.
Tanto a sua parte interna quanto a externa, conferindo se há restos de escamas em sua pele, ou resquícios de miúdos em seu interior.
Feito isso, seu peixe está pronto para ser preparado, seja qual for sua forma de cocção, cozido, assado ou frito.
Agora é com você! Use a sua criatividade e prepare hoje mesmo o melhor peixe para sua família e amigos!
Comentários 1