As diferenças entre aparelhos Android e iOS impactam diretamente na decisão de compra do consumidor, que devem levar em conta sua necessidade de uso, além de fatores como preço e estética. Para usuários leigos, a escolha entre um Moto G34 ou um iPhone 11 pode ser exclusivamente pelo preço, mas é importante considerar outros elementos antes de decidir.
Este artigo tem como objetivo traçar as principais diferenças e semelhanças entre os aparelhos que funcionam com Android e os que rodam iOS. Com essa base de informações, você poderá analisar com mais detalhes as características técnicas, de experiência, e, claro, fazer um comparativo mais eficiente de preços.
Principais diferenças entre dispositivos iOS e Android
Em breve, os smartphones completam ¼ de século de existência, e embora possam ser considerados dispositivos recentes, eles exercem um papel importante na vida de todas as pessoas. Afinal, carregam dados bancários, conversas, músicas, fotos e outras aplicações de alto impacto na rotina de cada um.
Ecossistema
Um dos principais pontos que precisamos destacar em relação aos aparelhos iOS e Android é o ecossistema. Dispositivos com iOS são conhecidos por sua integração de alto desempenho, exclusiva com outros equipamentos e aplicações Apple. Já o Android é considerado mais flexível nesse sentido, permitindo a conexão com equipamentos de diferentes marcas.
Para usuários que desejam apenas espelhar o conteúdo de um vídeo do celular para a TV, isso pode não ter tanto peso. Mas, para profissionais de áreas específicas, poder começar um projeto em uma anotação no celular e poder continuar exatamente do mesmo ponto no computador é algo que faz a diferença.
Personalização
Um dos principais argumentos a favor do Android é a sua personalização quase que por completo. No iOS, boa parte dos recursos costuma ser padronizada, justamente para permitir uma integração completa no ecossistema. Entretanto, nas últimas atualizações do sistema, a Apple permite que os usuários movam ícones pela tela, alterem o tamanho e façam outras alterações conforme seu gosto pessoal.
Lojas de aplicativos
Os aplicativos têm um impacto gigante na vida pessoal e profissional das pessoas atualmente. Por isso, a grande maioria dos aplicativos possui versões para Android e iOS, embora a loja de aplicativos da Apple ainda seja conhecida por receber lançamentos antecipados, além de recursos adicionais.
Autonomia de baterias
Um dos pontos bem diferentes de iPhones e aparelhos Android é a bateria. Nos iPhones, os usuários não conseguem remover a bateria a menos que desmontem o aparelho por completo. Em equipamentos Android, a bateria pode ser trocada facilmente, e eles costumam possuir uma boa autonomia.
Em dispositivos iOS, o tamanho da bateria é justificado pelo próprio design do aparelho, que consegue entregar um desempenho otimizado do sistema, com menos energia. Esse é um ponto a ser considerado com calma por quem não quer depender de levar o carregador na bolsa sempre que for sair.
Funções de multitarefa
Em dispositivos Android, os usuários já estão familiarizados com as funções multitarefa. Em alguns modelos, é possível até mesmo dividir a tela, rodando mais de um app ao mesmo tempo. No iOS, o usuário consegue manter vários aplicativos abertos, mas interagir apenas uma vez na tela. Isso pode não ser um problema para quem utiliza recursos de controle remoto ou espelhamento em outras telas.
Segurança
Sem dúvida, o iOS é um sistema considerado mais seguro do que o Android. Por ser um software de código aberto, o Android fica mais vulnerável à clonagem de funcionalidades e livre intervenção no sistema a partir da instalação de programas. No iOS, apenas aplicativos autorizados podem ser instalados, e os usuários podem oferecer inúmeras possibilidades de segurança pessoal, conforme desejado.
Além disso, o iOS recebe atualizações constantes, o que mantém os aparelhos protegidos contra ameaças recentes, e isso impacta na alta durabilidade dos aparelhos. No Android, muitas vezes os usuários utilizam trocar de aparelho para usufruir de recursos mais recentes, o que impacta na segurança aprimorada.