Prática combina balé, pilates e funcionais para trabalhar o corpo como um todo.
Quem pratica exercícios físicos regularmente sabe dos diversos benefícios que eles oferecem a curto e longo prazo. Seja colocando no mercado uma camiseta tecnológica, seja desenvolvendo novos tipos de exercícios, o mundo fitness vem apostando forte no Barre.
No francês, Barre significa barra, que é o principal equipamento utilizado durante as aulas de balé para possibilitar as posições que ajudam a trabalhar diversas partes do corpo ao mesmo tempo.
Veja a seguir como o Barre funciona em detalhes e conheça os diversos benefícios dessa modalidade que pode ser praticada por pessoas de qualquer gênero, idade e condicionamento físico.
Barre é uma mescla de diferentes técnicas
Iniciar uma prática regular de exercícios não é fácil, exige dedicação e motivação, assim como o balé. Meninos e meninas já passaram em algum momento por aulas de balé na infância, seja para despertar a sensibilidade artística, seja para reforçar a importância do comprometimento e disciplina consigo mesmos.
Muitas dessas pessoas possuem ótimas lembranças do balé, o que incentiva a entrada nas aulas, e os resultados no corpo motivam a permanência no Barre.
Porém, ele surgiu bem antes de espaços e academias brasileiras oferecerem aulas. Em 1959, a bailarina Lotte Berk criou o exercício após uma lesão na coluna, com o objetivo de fortalecer o core. Caso você não saiba, o core é um conjunto de cerca de 29 músculos do corpo, que sustentam todo o tronco e as costas.
Benefícios do Barre
Sabendo que o Barre trabalha uma região responsável por grande parte da sustentação do corpo, fica até difícil listar todos os benefícios que ele pode oferecer para todo o corpo. Ele pode ser praticado por homens e mulheres, e pode servir de complemento para treinos de academia.
Melhora a postura
O core é responsável pelo equilíbrio e pela sustentação de todos os músculos abaixo do peito até início das coxas. Sendo assim, ele afeta diretamente o alinhamento da coluna e a sustentação do cóccix e abdômen.
Excelente para pessoas idosas, o Barre pode ajudar a prevenir o arqueamento comum dos ombros e coluna com o envelhecimento.
Queima calorias
Uma aula de Barre de uma hora pode queimar até 500 calorias. Isso é possível pois os movimentos trabalham vários músculos ao mesmo tempo e, ao manter uma perna elevada, seu corpo faz mais esforço, queimando assim mais calorias.
Melhora o alongamento do corpo
Alguns instrutores de Barre acrescentam posições e ritmos da yoga, que é conhecida por melhorar consideravelmente o alongamento e flexibilidade do corpo de forma geral. Ao utilizar instrumentos como bolas, elásticos ou até mesmo o próprio alinhamento do corpo, o Barre alonga músculos e nervos, evitando dores e melhorando a respiração e a postura.
Define músculos
Um dos benefícios mais procurados por quem quer iniciar uma atividade física é a definição dos músculos. O Barre pegou emprestado do balé a sutileza nos movimentos, e isso permite que cada músculo seja estimulado por mais tempo e de forma contínua.
A combinação de perda de calorias, alimentação equilibrada e estímulo do core pelo Barre faz com que os músculos fiquem mais definidos, especialmente o abdômen, as coxas e as nádegas.
Relaxa e motiva
Embora trabalhe intensamente os músculos, o ritmo do Barre é mais lento, permitindo que você preste atenção na respiração, viva o momento e esvazie os pensamentos. O efeito de tudo isso é um profundo relaxamento, associado ao alongamento que o Barre também proporciona.
Como lembra o balé, você pode brincar com a cor e formato da sua roupa (lembre-se de sempre escolher peças soltas e confortáveis) ou realizar um sonho de uma outra forma, caso tenha tido vontade de fazer balé quando criança mas nunca teve a oportunidade.
Comentários 1