Alimentos que aumentam a testosterona naturalmente são muito importantes para quem deseja ter um corpo estético. A testosterona é um dos principais hormônios responsáveis pelo ganho de massa muscular, quanto mais receptores de testosterona nos tecidos musculares você tiver, mais você tem facilidade para ganhar massa muscular.
Muitas pessoas que querem ter um corpo musculoso e com baixo percentual de gordura, fazem uso de testosterona exógena. Mas é possível ter um corpo bonito apenas com a sua testosterona natural.
Conforme as pessoas envelhecem, elas perdem sua força e resistência. O processo normal de envelhecimento inclui perda de massa, força e flexibilidade nos músculos. Pode ser bastante frustrante e até mesmo debilitante.
VEJA TAMBÉM: O que comer para melhorar o desempenho sexual?
Mas, a experiência não é a mesma para homens e mulheres. Estudos recentes mostraram que, à medida que os homens envelhecem, eles realmente perdem mais massa muscular do que as mulheres da mesma idade.
Isso levou os pesquisadores a acreditar que a perda de força muscular está relacionada ao hormônio predominantemente masculino, ou seja a testosterona.
A testosterona ajuda a construir massa muscular e força em homens jovens. Em homens mais velhos, os níveis de testosterona diminuem naturalmente, resultando em perda de massa muscular, força, apetite sexual e muitas vezes, autoestima.
Em uma continuação do estudo, os pesquisadores descobriram que homens mais velhos com níveis mais altos de testosterona tinham menos perda muscular.
Manter a força muscular pode ajudar a prevenir muitas das armadilhas que vêm com o envelhecimento natural, como ossos quebrados, falta de equilíbrio e outras doenças.
A testosterona pode ajudar a manter o corpo jovem e se adaptar aos anos dourados. Um nível baixo de testosterona não só contribui para a perda de músculos e força, mas também pode causar problemas como fadiga , perda óssea e mudanças nos padrões de sono.
Veja a lista com 11 alimentos que aumentam a testosterona naturalmente.
1- Frutos do mar
Frutos do mar como , bons peixes, salmão, sardinha e atum fresco ou enlatado, é uma boa fonte de vitamina D, além de conter muitas proteínas e poucas calorias ajuda a aumentar a sua produção natural de testosterona.
A maior proporção de zinco é encontrada nas ostras, embora também possa ser encontrada no caranguejo e em outros crustáceos.
2- Carnes vermelhas
Comer muita carne vermelha pode causar problemas devido ao alto teor de gordura e até foi associado a um risco aumentado de alguns tipos de câncer.
Entretanto, comendo com moderação, a carne contém vitamina D (no fígado), bem como zinco (encontrado principalmente na carne picada).
3- Abacate
O abacate é uma fruta rica em gorduras boas que ajuda a diminuir o seu colesterol ruim, é rico em vitaminas B6. Essa fruta sempre está na lista dos mais recomendados alimentos que aumentam a testosterona naturalmente.
O colesterol ruim chamado de LDL (lipoproteína de baixa densidade) diminui a sua produção natural de testosterona. Além disso, ele ajuda a diminuir o seu cortisol ( o hormônio que é liberado quando você se estressa).
Esse hormônio também é importante para o nosso corpo, mas se você o tiver em excesso no corpo, ele pode fazer você catabolizar massa muscular e produzir mais gordura.
Comendo abacate você evita o excesso dessas substancias maléficas para seu organismo.
4- Frutas
Essa fruta além de reduzir o estresse e melhorar a saúde do coração, podem aumentar os níveis de testosterona de acordo com alguns estudos.
As bananas podem aumentar a testosterona, bem como melhorar os níveis de energia. Outras frutas úteis incluem melancia e uvas.
Frutas cítricas podem ajudar na produção de testosterona, bem como reduzir os hormônios que tornam a testosterona menos eficaz.
5- Vegetais
Folhas verdes como acelga, espinafre e couve são ricas em magnésio, que é outro nutriente associado a níveis mais altos de testosterona.
O repolho também reduz o estrogênio (hormônio predominante na mulher) e melhora a eficiência da testosterona. Outros vegetais que aumentam a testosterona incluem aspargos e alho.
6- Ovos
Os ovos são ricos em vitamina D, com as gemas sendo mais ricas em nutrientes do que as claras. No entanto, você pode precisar ter cuidado com a ingestão de ovos se tiver colesterol alto.
7- Leite
Além do cálcio e da proteína que ocorrem naturalmente, o leite pode ser enriquecido com vitamina D. Desnatado e semidesnatado são provavelmente mais saudáveis do que o leite integral.
Leites de plantas, como leite de amêndoa (as amêndoas são ricas em zinco por si só) ou leite de soja podem conter até 25% da ingestão recomendada de vitamina D em uma porção.
8- Cereais
A vitamina D é apenas um dos nutrientes que podem ser usados para fortificar os cereais. A aveia do mingau, em particular, contém nutrientes como zinco e outros intensificadores do desempenho sexual.
9- Mel
Entre muitos benefícios para a saúde, o mel contém boro. Este é um mineral ligado a níveis mais elevados de testosterona. O óxido nítrico do mel também pode melhorar as ereções.
10- Gengibre
O gengibre tem sido utilizado para fins médicos há séculos e pesquisas científicas recentes sugerem que nossos ancestrais podem não estar errados. O gengibre pode melhorar a saúde do seu esperma e aumentar os níveis de testosterona.
11- Feijões
O feijão cozido pode fornecer vitamina D e zinco, mas esses nutrientes também estão presentes no feijão vermelho, feijão branco e feijão preto. Eles também são saudáveis de outras maneiras, inclusive sendo bons para o coração.
Outras coisas além dos alimentos citados acima que também aumentam a sua testosterona naturalmente
1- Faça Exercícios com frequência
Praticar exercícios regulares, mas não excessivos, pode aumentar naturalmente a testosterona.
Os níveis de testosterona parecem ser mais elevados em indivíduos fisicamente ativos em comparação com adultos sedentários.
Um estudo descobriu que homens com sobrepeso e obesos que completaram um programa de estilo de vida de 12 semanas baseado em atividade aeróbica e restrição calórica e mantiveram alta atividade física tiveram maiores aumentos na testosterona do que aqueles com baixa atividade.
Os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de intensidade moderada (ou 75 minutos de atividade aeróbica de intensidade vigorosa) e atividades adicionais de fortalecimento muscular durante a semana para manutenção.
Para perder peso, recomenda-se semanalmente até 300 minutos de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. Não é obrigado você ir ate uma academia, você pode emagrecer em casa fazendo atividades simples como pular corda, fazer flexões de braço, ou subir escadas.
2- Durma adequadamente à noite
Embora você possa estar realizando muito durante o dia, a falta de sono pode estar drenando sua testosterona à noite.
Pesquisas descobriram que o sono prejudicado (ou seja, dormir menos de 6 horas por noite) está associado à diminuição dos níveis de testosterona.
As reduções na testosterona são maiores a cada hora de sono perdida, então, para manter a sua testosterona alta é importante você ter uma boa noite de sono.
Para aumentar a testosterona, tente dormir entre 7 a 9 horas por noite.
Alimentos que aumentam a testosterona naturalmente – Considerações Finais.
Apoiar a produção natural de testosterona em seu corpo não precisa ser complicado.
No final, tudo se resume a uma dieta balanceada, exercícios regulares e sono adequado.
Essas coisas combinadas com o controle do estresse também podem impactar positivamente no controle do peso – a massa gorda e a testosterona são conhecidas por terem uma relação inversa entre si.
Se você tiver um histórico de condições relacionadas a desequilíbrios hormonais e precisar de cuidados especializados, consulte um endocrinologista para elaborar um plano para sua saúde.
Um nutricionista registrado também pode ajudá-lo a encontrar um padrão alimentar que inclua alimentos para apoiar sua saúde hormonal.
Uma dieta mediterrânea , que inclui muitos dos alimentos listados acima, talvez um bom lugar para começar se você deseja incluir mais alimentos que aumentam a testosterona em suas refeições.
Comentários 1