Conheça os 7 erros de Warren Buffet para ter uma vida financeira bem sucedida e conquistar os seus objetivos pessoais.
O fracasso pode ser um grande professor. Assim como podemos (e devemos) aprender com nossos próprios erros, também podemos aprender com os erros dos outros. Aqui estão sete lições que podemos aprender com os erros do Oráculo de Omaha para ajudá-lo a se tornar um investidor melhor, obter sucesso na vida financeira e conquistar objetivos pessoais:
Erros do investidor Warren Buffet que você deve evitar
Antes de conquistar seu grande objetivo, muitos investidores falham e fracassa, o que é um grande passo para a aprendizagem, fazendo com que reavaliem suas atitudes e decisões, analise melhor o mercado e aprenda com seus erros.
O grande investidor bilionário, Buffet, também passou por esses maus momentos de perda, mas aprendeu lições que o levaram a chegar ao patamar que se encontra atualmente.
Esses são conselhos básicos dos maiores investidores do mundo, o qual acumula um capital maior que US$ 109 bilhões de dólares:
1.Não tome uma decisão muito rápido
Em sua carta de 2013 aos acionistas da Berkshire Hathaway (NYSE: BRK.A), Buffett contou a história de quando comprou US $ 2 bilhões em dívidas da Energy Future Holdings. A empresa foi formada em 2007 com o objetivo de concluir uma grande compra alavancada de ativos de eletricidade no Texas.
O que Buffett mais lamenta sobre o acordo é que o fez sem consultar seu parceiro de longa data, Charlie Munger. “Poucas pessoas têm a sorte de ter alguém como Charlie Munger para pedir conselhos”, disse o investidor.
Mas, todos nós podemos nos esforçar para evitar esse tipo de erro: não tomar uma decisão rápido demais. É melhor dar um pouco de tempo aos pensamentos antes de finalizar sua decisão de investimento – mesmo que seja muito menos do que o erro de $ 2 bilhões de Buffett.
É preciso analisar todas as propostas com calma e estudo, a fim de verificar se, realmente, é viável investir o seu tempo e dinheiro no projeto.
2. Avalie totalmente a empresa e a indústria
Buffett escreveu aos acionistas da Berkshire em 2015 sobre sua história com as operações de manufatura, serviços e varejo da empresa. A maioria apresentou resultados fortes, mas não todos.
Na maioria dos casos em que os negócios não estavam indo tão bem, ele admitiu estar errado ao avaliar o negócio ou setor em que atua. Talvez o maior exemplo do erro de Warren Buffett em sua avaliação de uma indústria tenha sido a própria Berkshire Hathaway. Ele teve a oportunidade de vender suas ações no que era então uma indústria têxtil e obter um bom lucro. Mas, em vez disso, Buffett continuou investindo mais no que mais tarde confessou ser um negócio em extinção.
Em 1985, as operações têxteis da Berkshire finalmente foram fechadas. Ninguém jamais se sairia bem, é claro.
Antes de investir em negócios, como exemplo, carteira de investimentos, fábricas, serviços de logística, ou quaisquer que sejam os tipos de investimentos, certifique-se de que não há circunstâncias que distorçam sua capacidade de análise quando se trata de comprar uma ação. Pesquise não só a empresa, mas também a indústria.
3. Não analisar a concorrência da empresa em que deseja investir
Em uma nota um tanto relacionada, Buffett observou em sua carta aos acionistas de 2014 que um de seus erros “mais terríveis” foi não estudar a concorrência da Dexter Shoes antes de comprar e entrar em contato com a mesma para sondar o mercado. Quando ele comprou a empresa em 1993, tudo parecia ótimo.
No entanto, o que Buffett não percebeu na época foi que a competição estrangeira estava prestes a surgir. O investimento inicial de US $ 443 milhões na Dexter Shoes foi reduzido à zero.
Portanto, independentemente das ações que você está comprando, do setor em que está ou do tamanho do investimento, saiba quem é a concorrência. O cenário está repleto de empresas que costumavam ser fortes, mas no final não conseguiram competir com rivais melhores, mais rápidos e/ou mais baratos.
4. Não invista com dinheiro utilizado em outros investimentos
Para piorar as coisas com o negócio da Dexter Shoe, Warren Buffett usou ações da Berkshire Hathaway para financiar a transação. As ações que ele deu em troca de Dexter teriam valido US $ 5,7 bilhões quando Buffett escreveu a carta de 2014. (as ações da Berkshire subiram mais de 40% desde o início de 2014, tornando a situação ainda mais terrível).
Há uma lição importante para o investidor médio: não invista dinheiro em uma ação que pode ser mais bem usado em outro lugar. Às vezes, a pior coisa que você pode fazer é vender uma ação lucrativa para comprar ações de uma empresa que você acha que pode ter um bom desempenho. Se uma ação está gerando uma receita sólida e os fundamentos do seu negócio são sólidos, continue com ela.
5. Não duvide muito de si mesmo
A Berkshire Hathaway comprou a General Reinsurance Corporation em 1998. Logo depois, Warren Buffett começou a duvidar de sua decisão. Houve problemas que fizeram com que analistas externos acreditassem que o bilionário havia cometido grandes erros. Mas, o erro de Buffett não foi comprar a General Re; seu erro foi duvidar de si mesmo.
O General Re, acabou sendo, nas palavras de Buffett, “uma joia”. Felizmente, ele não vendeu a empresa antes de reavaliar o negócio.
Talvez a melhor lição a ser aprendida com isso seja não duvidar tanto de suas decisões. Dê às ações que você escolheu um pouco de tempo para dar resultados satisfatórios – ou não.
6. Nunca demore quando chegar a hora de vender
Ao contrário do que alguns possam acreditar, Warren Buffett não é do tipo que compra e mantém ações para sempre. Ele vende as ações regularmente. Em 2013, as ações da Tesco foram o maior ativo da Berkshire Hathaway. Um ano depois, a varejista de alimentos não estava mais na lista. Buffett confessou que cometeu um erro com a Tesco por “atrasar” quando deveria ter vendido antes.
A Tesco (LSE: TSCO) tinha problemas de gerenciamento e contabilidade que pareciam piorar a cada mês. A frase de Buffett sobre essa situação é clássica: “No mundo dos negócios, as más notícias raramente chegam sozinhas: você vê uma barata na cozinha e, com o passar dos dias, conhece seus parentes”. Qual é a moral da história? Na hora de vender, venda.
7. Não procrastine
Por falar em procrastinação, os maiores erros de Warren Buffett foram devido a indecisões de outro tipo. Em 2014, ele disse aos acionistas que quase todos os seus erros mais colossais foram não comprar uma ação quando deveria.
Em particular, Buffett mencionou seu arrependimento por não ter comprado ações do Walmart ( NYSE : WMT) muito antes. Ele até mencionou o gigante do varejo em sua carta de 1990 aos acionistas, referindo-se a como os baixos custos operacionais do Walmart permitiam que ele vendesse a preços que os concorrentes não podiam igualar e, assim, aumentasse constantemente sua participação no mercado. Mas, Buffett não comprou ações do Walmart até 2005.
Desde então, a Berkshire vendeu a maior parte de suas ações no varejista. Esse erro é provavelmente o maior que todos os investidores cometem. Não demore na hora de comprar um estoque.
Warren Buffett estima que o valor da Berkshire seria pelo menos US $ 50 bilhões mais alto se ele tivesse aproveitado essas oportunidades antes. Provavelmente não está nem perto desse valor, mas você também pode estar perdendo dinheiro por não comprar as ações quando deveria.
Comentários 4