Ter público sempre é bom para um site, mas o gestor precisa saber como ele chega. Entenda mais sobre tráfego orgânico e tráfego pago.
Nenhum site se sustenta sem tráfego. Para um negócio, ele é fundamental, afinal, o público visitante é também o potencial consumidor do seu produto ou serviço. Mas qual é melhor: o tráfego orgânico ou o pago?
Uma dúvida comum entre os gestores de um site é se devem pagar para atrair o público ou deixá-lo vir naturalmente. Para decidir onde investir, primeiro é preciso conhecer bem os tipos de tráfego. Entenda as diferenças entre o tráfego orgânico e o pago.
O que é tráfego orgânico?
É o tráfego formado por pessoas que foram ao seu site espontaneamente, sem necessitar de anúncios no Google ou banners em outras páginas para atraí-lo. Elas são atraídas pelo conteúdo dele.
Um exemplo comum de tráfego orgânico é aquele que vem por palavras-chave. O usuário busca um determinado assunto, coloca a palavra-chave no buscador e visita um dos sites que aparecem na lista. Aquela visita foi orgânica, pois a visita foi impulsionada por uma pesquisa que o próprio usuário fez.
Conteúdo
O tráfego orgânico mostra como é importante investir em conteúdo relevante aliado a estratégias de SEO. Enquanto a qualidade é o que mantém as visitas no site, a otimização é o que faz com que o usuário chegue até ele.
Outro detalhe importante é que o conteúdo não só fideliza, mas também “educa” o usuário sobre seu produto ou serviço. Se ele ainda não o conhecia, vai aprender por que ele resolve a “dor” do seu potencial cliente — e por que ele deveria escolher o seu, e não o da concorrência.
O que é tráfego pago?
Já o tráfego pago é exatamente o oposto: o público vem após visualizar um anúncio. Usando o exemplo anterior: o usuário faz a pesquisa, e o buscador abre a página de resultados. Em vez de clicar nos resultados orgânicos da lista, ele vai naquele em que aparece “anúncio” ao lado. Nesse caso, o tráfego foi pago, já que o site apareceu nos resultados de busca impulsionado por um determinado valor financeiro.
Outra forma comum de tráfego pago aparece nas redes sociais. O usuário está olhando o feed e, de repente, aparece um post de uma página que ele não segue, com a palavra “patrocinado” embaixo. Quando ele visita o post, curte o anúncio ou visita o site linkado, torna-se tráfego patrocinado.
Critérios
Mas qual o critério de seleção para aparecer ao público? Muitas redes sociais contam com plataformas em que o usuário monta seu perfil de público. Com isso, ele mostra o anúncio para pessoas que estejam alinhadas àquele nicho especificado.
Com as ferramentas de busca, o que mais impacta é a palavra-chave. Na hora do desenvolvimento da campanha, o gestor vai estipular para quais termos ela deve aparecer. Por meio de um leilão, que leva como critérios o valor pago e a qualidade do anúncio, o anúncio vai aparecer para o usuário que utilizar aquelas palavras em sua busca.
O mais interessante do tráfego pago é que o público está mais “preparado” para adquirir seu produto ou serviço — já que, muitas vezes, ele clica no anúncio depois de buscar um produto específico.
Tráfego orgânico X tráfego pago: qual o melhor?
Curiosamente, não há nenhum tipo melhor. Como dito, todo público é bom, pois numa simples visita ele pode se interessar por seu produto ou serviço e virar cliente.
Cada tipo de cliente tem uma necessidade específica. O que vai de maneira orgânica deseja entender sobre uma determinada necessidade; já o que chega como tráfego pago procura um produto/serviço específico.
No entanto, dois fatores vão prendê-lo ao negócio: o conteúdo (que vai desde até as especificações de um produto) e a experiência do usuário (que vai desde a navegação até a facilidade no check-out). Resumindo, os dois tipos de público são importantes, mas o que importa é o que eles vão encontrar ao chegar no seu site.
Muito Top suas dicas, para colaborar posso dizer que tem uma ferramenta excelente para gerar trafego orgânico, ela serve para anunciar automático em sites de classificados grátis, são mais de 340 sites atualmente cadastrados nesse programa ele se chama “PCG Programa Classificados grátis”, é só dar uma busca ai no Google e vai encontrar o site com esse programa, muito bom mesmo, sempre usei e faço vendas na internet praticamente só usando esse programa…