As compras de fim de ano, com a black Friday podem não ser a melhor saída para o seu décimo terceiro salário.
O décimo terceiro pode ser seu momento de “respiro” no orçamento, para garantir que tudo está em dia para o próximo ano.
Claro, é comum usar o valor para fazer as compras de fim de ano. Mas se você analisar bem sua situação financeira hoje, pode achar um uso mais proveitoso para o salário.
Ao longo do artigo, contamos como e por que ter esse tipo de cuidado com o seu bônus. Acompanhe!
Finanças pessoais e fim de ano
O fim de ano é um momento propício para dívidas. O clima natalino, de celebração, e os preços mais altos podem fazer você gastar mais e começar o ano com débitos para pagar.
Principalmente se você usa o cartão de crédito. As compras a prazo podem mascarar os seus gastos totais e, depois, você acabará com uma dívida maior do que imaginou.
Por isso, o fim de ano é um momento chave para ter atenção às finanças! O cuidado deve ser redobrado: é preciso se planejar, anotar todos os gastos, controlar as compras supérfluas e pesquisar bastante. Até porque, as lojas costumam praticar preços bem variados nos mesmos produtos.
Originalmente, o décimo terceiro salário foi pensado para movimentar a Economia do fim de ano e favorecer as compras. Mas você não precisa gastar tudo que recebeu com isso. E também, se fizer isso, seus gastos deverão ser controlados, para não trazerem problemas depois. Continue lendo para saber o que fazer!
3 dicas para aproveitar o 13º
A seguir, listamos as principais dicas para você aproveitar ao máximo seu salário bônus no fim do ano. Acompanhe!
Quite dívidas em aberto
Uma das coisas que você pode fazer com seu 13º salário é pagar suas dívidas. Principalmente as com juros mais altos, que estão atrasadas e se tornando mais caras.
Colocar fim aos débitos é uma forma de organizar o orçamento e evitar que as dívidas aumentem. Além disso, depois de colocar tudo em dia, suas finanças terão maior margem e tranquilidade, pois você não terá que se preocupar mais com o débito. Se você separava dinheiro todo mês para pagar as parcelas, agora vai poder usá-lo para outra coisa.
Caso seu salário extra não cubra todas as dívidas, você pode obter um empréstimo para complementar.
O crédito vale a pena para unificar os débitos (você paga todos e fica só com o empréstimo para quitar). Também é interessante para o caso de dívidas caras, em que é melhor colocar fim o quanto antes.
Separe para a realização de um sonho
Muita gente ainda usa o décimo terceiro salário para fazer as compras de fim de ano, e não há nenhum problema nisso! É bom presentear a família e amigos, não é mesmo?
Porém, pode ser mais benéfico para você guardar o dinheiro. Deixando o 13º na poupança ou fazendo um investimento com ele, você pode fazer um “pé de meia” para realizar seus sonhos. Desde coisas simples, como comprar um notebook novo, até viajar ou comprar um imóvel.
Considerando que esse salário é um bônus, pode ser mais simples fazer essa economia. A menos que você já tenha comprometido os valores. Neste caso, será melhor seguir com seus planos, principalmente se você tiver planejado pagar dívidas.
Busque boas opções de investimento
Se você não tem um objetivo específico para o décimo terceiro salário, considere investi-lo. Existem vários tipos de investimento nos bancos e financeiras, e você pode escolher um deles para ver o dinheiro render.
Neste caso, vale a pena estudar sobre os investimentos. Assim, você terá mais segurança de realizá-los. Você pode ler sobre o assunto, ver vídeos etc. Também vale a pena conversar com o gerente do seu banco; ele vai ajudar você a decidir qual o melhor investimento para o seu perfil.
De olho nos gastos de fim de ano
O clima de festas e os preços altos de dezembro podem ser um perigo para o orçamento. Afinal de contas, as pessoas acabam mais propensas a gastar e as lojas aproveitam desse momento para lucrar mais.
Por isso, você deve ter muito cuidado. Muito mesmo! Pode ser, por exemplo, que seu objetivo seja apenas usar seu 13º nas compras. Porém, daí para obter uma nova dívida é “um pulo”.
Pensando assim, se planeje. Planeje tudo: que presentes você quer comprar, que dívidas vai pagar com o salário bônus, quanto vai poupar etc.
Avalie também o melhor momento de fazer suas compras: deixar tudo para a última hora vai fazer você gastar mais. Para se ter uma ideia, os eletroeletrônicos ficam até 33% mais caros na véspera do Natal.
Comece o ano com as finanças em dia
Na hora de aproveitar o décimo terceiro, como nós contamos antes, pode ser uma boa opção colocar as dívidas em dia. Assim, você vai começar o ano livre de débitos e terá maior facilidade de cuidar do orçamento a partir daí.
Mas para começar o ano no azul, também vale a pena poupar para as despesas dos primeiros meses. Por exemplo, a matrícula na escola, compra de materiais escolares, IPTU, IPVA etc.
Muita gente se enrola na hora de pagar tudo isso, e acaba tendo que obter um empréstimo. É uma alternativa para quando o dinheiro faltar, mas não será melhor do que poupar seu salário bônus para usá-lo quando necessário.
Se for o caso, você pode guardar apenas parte do 13º com esse objetivo. O resto ficará para suas compras de fim de ano e pagamento das dívidas, que falamos anteriormente.
Considerações finais
Para tomar a decisão do que fazer com seu décimo terceiro, coloque tudo na ponta do lápis. Planeje suas compras de fim de ano, entenda quais são suas dívidas e quais serão os gastos dos próprios meses.
Com essas informações em mente, você conseguirá “colocar na balança” todas as suas opções. Pode ser que, neste momento, uma das saídas seja bem mais interessante para você do que foi ano passado, por exemplo.
Esse tipo de cuidado vai ajudar você a aproveitar o máximo possível seu décimo terceiro. Seja para fazer seu fim de ano mais farto, mais equilibrado ou para garantir crédito para o ano novo.