Vila Velha – Saiba mais sobre essa cidade cheia de curiosidades e com maravilhoso potencial turístico.
Você provavelmente já ouviu falar em Vila Velha, a cidade mais antiga do estado do Espírito Santo, mas talvez ainda não conheça muito sobre esse lugar cheio de história. Não seja por isso! Se você tem curiosidade de conhecer e acompanhar de perto tudo o que Vila Velha tem a oferecer, a empresa Águia Branca possui esse maravilhoso destino entre suas rotas.
História de Vila Velha
Agora vamos falar mais sobre história? A Prainha do Espírito Santo foi um dos primeiros locais de desembarque dos portugueses na época da colonização, em 1535. A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída na mesma época, como um marco do domínio português sobre aquelas terras.
Vila Velha é município mais antigo do Espírito Santo. fundada em 23 de maio de 1535 inicialmente com o nome de Vila do Espírito Santo, nome dado pelo português Vasco Fernandes Coutinho. Ja no ano de 1549, o município passou a ter o nome atual.
Impactos no crescimento de Vila Velha
Por questões políticas, a sede da capitania foi transferida para Vitória, o que fez com que o crescimento do município se tornasse um pouco mais lento. Porém, o município sempre teve um forte apelo religioso, atraindo fiéis de diversos lugares para acompanhar as romarias. Outro fator que ajudou no crescimento foi a construção da Fortaleza de São Francisco Xavier da Barra.
Atividades econômicas de Vila Velha
A produção de farinha de mandioca e a pesca eram algumas das principais atividades econômicas dos moradores da cidade no período colonial. Após a proclamação da República, Vila Velha teve alguns altos e baixos em relação ao seu desenvolvimento. Chegou a ser considerada um distrito de Vitória, mas recuperou autonomia no final da década de 40.
Com a construção das três pontes que ligam Vila Velha a Vitória, o município também viu suas atividades econômicas se desenvolverem. Atualmente, ela é formada por cinco distritos, que são Argolas, Tucu, Ibes, São Torquato e Centro.
o que fazer em vila velha
Ja trouxemos aqui no Sorocaba em foco, o que fazer em Sorocaba. Hoje, listamos abaixo 10 locais onde voce pode programar sua viagem de férias é fazer um tour no município de Vila Velha, no Espírito Santo.
- Convento da Penha
- Morro do Moreno
- Farol de Santa Luzia
- Praias da Costa e Itapuã
- Ilhas Pituã e Itatiaia
- Museus e Casas de Memória
- Fábrica da Garoto
- Congo na Barra do Jucu
- Comer Moqueca Capixaba
- Praias Secreta e do Bananal
Agora que você já sabe onde ir em Vila velha, basta montar o seu roteiro e conhecer estes locais maravilhosos e tudo o que a cidade de Vila Velha tem a oferecer.
Pontos turísticos de Vila Velha
Alguns dos principais pontos turísticos de Vila Velha são:
Prainha
Onde se deu início a colonização portuguesa e estão a Câmara Municipal de Vila Velha e a sede do 38° Batalhão de Infantaria do Exército.
Convento da Penha
O famoso Convento da Penha, que atrai fiéis de todos os cantos do Brasil.
O convento da penha é o principal símbolo de devoção à Nossa Senhora da Penha e principal monumento religioso do Estado.
Religiosos de todo o Brasil vão para o município para subir no alto do morro da Penha em procissão.
Gruta de Frei Pedro Palácios
Gruta de Frei Pedro Palácios, que teria sido a primeira moradia do Frei Pedro Palácios segundo historiadores, além do grande evento Dia da Cidade, realizado no aniversário de Vila Velha, em 23 de maio, com desfiles, shows e homenagens.
Farol de Santa Luzia
O Farol de Santa Luzia é um dos pontos turísticos de Vila Velha, o local é magnífico e tem uma vista privilegiada da Baía de Vitória.
O Farol foi inaugurado no ano de 1871 na Ponta de Santa Luzia, na entrada principal do canal de acesso aos portos de Vitória.
A torre metálica que tem uma altura aproximada de 12 metros de altura, o farol foi construido com diversos painéis trazidos da Escócia ainda no ano de 1870.
O faril de Santa Luiza possui um sistema de iluminação de última geração que faz com que o local fique iluminado o dia todo.
Bandeira de Vila Velha
O escudo português é uma recordação das origens lusitanas da nossa pátria. A cruz da Ordem Militar de Cristo faz parte da primeira bandeira hasteada em solo brasileiro, testemunhando a colonização portuguesa em solo do Espírito Santo e tendo sua origem em Vila Velha.
A estrela de ouro nos diz sobre a célebre personalidade do Donatário Vasco Fernandes Coutinho; a Cruz, Frei Pedro Palácios, ambos fundadores, e os indígenas Turbantes, os primeiros donos da terra, os índios.
O Mosteiro da Penha, marco característico, é o guardião da admirável baía do Espírito Santo.
Curiosidades sobre Vila Velha
- A cidade era a capital do Estado antes de ser transferida para Vitória, que continua sendo capital;
- É sede da fábrica de chocolates Garoto, uma das maiores do ramo no mundo todo. Foi fundada em 1929, pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund;
- Originalmente, seu nome era Vila do Espírito Santo e foi fundada pelo português Vasco Fernandes Coutinho;
- Possui a Romaria dos Homens, que já reuniu quase 1 milhão de devotos de Nossa Senhora da Penha;
- Tem também a Festa da Penha, que é o segundo maior evento religioso do Brasil;
- A vila de pescadores, Barra do Jucu, é considerada um dos melhores lugares para a prática da pesca de arremesso;
- O Espírito Santo é conhecido por ser o Estado de diversas celebridades e Vila Velha é a cidade natal do ator global Chay Suede;
- Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Morro do Penedo, era considerado o guardião de seus habitantes. Também diziam que a pedra “gemia” durante as tempestades;
- Outro morro, também importante ponto turístico de Vila Velha, o Morro do Moreno, foi nomeado em homenagem a um colono, João Moreno;
- O município possui três ilhas. São elas: Ilha dos Pacotes, Ilha das Garças e Ilha do Itatiaia;
- Os habitantes são chamados de “canela verde”. Existem diversas versões para a origem do apelido. A mais famosa é que por conta do excesso de algas na beira do mar as canelas dos pescadores ficavam, de fato, verdes.