Uma viagem ao exterior, apesar de ser uma grande experiência, requer um planejamento adequado para que tudo ocorra dentro do esperado, principalmente se for a primeira viagem internacional.
E nesse planejamento, existem 9 coisas que você precisa fazer para ter uma viagem divertida, encantadora e proveitosa…
Curioso para saber quais são elas? Então não deixe de acompanhar o artigo até o final para saber cada uma, ok?
Planejamento de viagem ao exterior: 9 coisas que você precisa fazer
1. Obter os documentos necessários
Quando você faz uma viagem ao exterior, você precisa de certos documentos para poder entrar em outro país, sendo os mais comuns: passaporte, visto e certificado internacional de vacinação.
Por isso, ao começar a planejar a sua viagem, não deixe de se informar sobre quais documentos você precisa obter e claro, caso você ainda não tenha algum deles, solicite-o o quanto antes.
Ter todos os documentos necessários precisa ser o seu ponto de partida ao planejar uma viagem ao exterior.
2. Organizar-se financeiramente
Resolveu a parte da documentação? Maravilha! Então agora é hora de tratar das finanças.
Afinal, uma viagem ao exterior requer um orçamento considerável, visto que envolve uma série de gastos, como: passagens, hospedagem, seguro viagem, entre outros.
Sendo assim, ao fazer o seu planejamento, não deixe de verificar quais os gastos que você terá com a viagem.
E para isso você deve fazer pesquisas na internet e ir anotando todos os valores em uma planilha ou em um aplicativo, por exemplo.
Dessa forma, será mais fácil para você se organizar financeiramente e não ter dores de cabeça depois por causa de dinheiro.
3. Comprar as passagens
A terceira coisa que você precisa fazer ao planejar uma viagem ao exterior, é comprar as passagens aéreas.
Então, não deixe de fazer pesquisas com antecedência, como procurar as melhores companias aéreas, além de utilizar sites como Skyscanner, Kayak e 123 milhas para ver ofertas, comparar preços e comprar as suas passagens.
Seguindo esses pontos, é bem provável que você consiga um preço mais em conta por elas.
4. Contratar um seguro viagem
Outro item de suma importância que você precisa fazer ao planejar a sua viagem ao exterior, é contratar um bom seguro viagem.
Isso porque, se algum problema ou imprevisto acontecer no destino (ou até mesmo no aeroporto – como ter a mala extraviada), você terá a cobertura do seguro e não terá prejuízos e dores de cabeça.
5. Adquirir a moeda estrangeira
Ao viajar para outro país, você precisa adquirir uma certa quantia de moeda estrangeira para poder utilizar no destino. Sem ela, você não conseguirá fazer compras e pagamentos.
Vale lembrar, que caso o destino escolhido utilize o dolar como moeda, saiba que há diferença entre o dolar comercial e o dolar turismo.
Então, com antecedência, acompanhe a cotação da moeda e comece a adquiri-la, aos poucos, para conseguir um preço médio melhor (aproveite as baixas da moeda).
E para isso, você pode ir até uma casa de câmbio ou ao seu banco. Só evite trocar os seus reais no aeroporto, pois as taxas geralmente são mais elevadas.
6. Reservar um local para hospedagem
A sexta coisa que você precisa fazer ao planejar a sua viagem internacional, é reservar um local para hospedagem, como a escolha dos melhores hoteis, um resort, um hostel ou um Airbnb.
Afinal, a menos que você fique na casa de alguém conhecido, você precisará de um local para se acomodar no destino.
O ponto aqui é pesquisar bastante, avaliar as opções disponíveis, bem como os preços e as avaliações de outros hóspedes.
Além disso, não deixe de verificar a localização da hospedagem, pois ela também é importante.
7. Montar um roteiro
Normalmente, há diversas coisas para explorar em um destino no exterior – passeios, atrações, pontos turísticos, lugares badalados e assim por diante.
Porém, para aproveitar cada lugar da melhor maneira possível, é interessante montar um roteiro.
Isso porque, assim você terá um guia, um documento que te ajudará a se organizar.
Chegar no destino e sair passeando de maneira aleatória, não é a melhor escolha a se fazer. Você precisa de um mínimo de organização.
8. Fazer as malas
Quando estiver faltando poucos dias para a sua viagem ao exterior, é hora de montar a bagagem.
E para não errar neste aspecto, é de suma importância que, ao fazer as malas, você pesquise na internet como vai estar o clima no destino quando você estiver lá.
Afinal, assim você conseguirá ser mais assertivo em suas escolhas e não levará itens, roupas ou acessórios desnecessários.
Por exemplo, se vai estar calor no destino, com temperaturas acima dos 30 °C, faz sentido levar casacos, jaquetas, gorros e luvas? Não. Isso só deixaria a sua mala mais pesada e sem espaço.
Então, seja objetivo e estratégico ao fazer as suas malas, ok?
9. pesquisas
Ao montar o seu roteiro de viagem, você fará algumas pesquisas, certo? Porém, para aproveitar, de fato, o destino, não se limite a isso.
Ou seja, além de pesquisar quais lugares ir e quais atrações/pontos turísticos visitar, pesquise também sobre a história do local, sobre as curiosidades, sobre os costumes, hábitos, leis, etc.
Dessa forma, você irá “mergulhar” no destino e terá uma viagem muito mais completa, rica e proveitosa!