Conheça o novo roteiro de 1.179 km que vai percorrer os estados de MG, RJ, GO e o DF. A via Liberdade: nova rota turística no Brasil.
O próximo ano promete muitas novidades para o setor do turismo, e uma delas chegou ainda em 2021: o lançamento de uma nova rota no Brasil, nomeada de Via Liberdade.
Esse projeto atravessará mais de 1,1 km da BR-040, passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás e o Distrito Federal.
Nesse percurso, os turistas vão conhecer atrativos artísticos e naturais que fazem parte da história dessas quatro regiões, sendo alguns considerados patrimônio da humanidade. Um passeio imperdível, não é mesmo? Então, já reserve o melhor hotel e marque esse evento na sua agenda para não perder essa oportunidade.
O que você encontra na rota da Via Liberdade?
Mais de 307 cidades, quatro biomas, seis parques naturais, além de outros patrimônios históricos e artísticos do Brasil, fazem parte do roteiro da Via Liberdade.
A rota é marcada por paisagens diversas que vão desde belezas naturais a construções da arte contemporânea presentes em metrópoles.
Confira também: O que fazer na rota dos vinhos em São Roque
Cada um desses pontos vai receber ações e programas estratégicos específicos para promover o potencial da região, destacando aspectos importantes da sua cultura, como história local, paisagens, comidas típicas e demais tradições.
Quais são os principais pontos turísticos da Via Liberdade?
O percurso da Via Liberdade passará por destinos que, além de muito populares, têm grande relevância para a história do Brasil, sendo verdadeiros tesouros nacionais.
Saiba mais sobre os principais pontos turísticos que estarão na rota desse projeto que vale muito a pena conhecer:
Brasília – DF
Além de ser a capital do Brasil, a cidade é um museu a céu aberto repleta de lugares que, na verdade, são considerados objetos de arte fabricados pela arquitetura e o urbanismo. Alguns desses pontos já até receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Chapada dos Veadeiros – GO
A Chapada dos Veadeiros é o ponto turístico ideal para entrar em contato com a natureza, sendo um espaço cercado por uma grande diversidade de cachoeiras e impressionantes quedas d’água. Esse parque não está limitado a apenas uma cidade, englobando a região de oito municípios do interior de Goiás.
Conjunto Moderno da Pampulha – MG
Situado na capital mineira, o Conjunto Moderno da Pampulha também já foi considerado patrimônio mundial pela UNESCO. Entre suas principais atrações culturais estão a Casa Kubitschek, a Igrejinha de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile.
Circuito de Cidades Históricas – MG
O estado de Minas Gerais também possui um roteiro interessante de cidades históricas que são interligadas, como Ouro Preto, Congonhas e Diamantina, e podem ser visitadas num único passeio. Nesses trechos, é possível conhecer mais sobre a história do Brasil Colonial.
Parque Nacional da Serra do Cipó – MG
A Serra do Cipó está localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte e é marcada por ser uma região com as cachoeiras mais lindas do território mineiro, sendo recomendadas para a prática de esportes como rapel e alpinismo. A porta de entrada para esse parque está na cidade de Santana do Riacho.
Petrópolis – RJ
A cidade de Petrópolis fica a 65 km da capital carioca e é conhecida por seus lugares centenários que recordam o período imperial do Brasil, como antigos casarões, praças, igrejas e palácios. Porém, ela também possui roteiros alternativos de ecoturismo com ótimas trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta.
Como percorrer o trajeto da Via Liberdade?
A rota turística da Via Liberdade foi planejada, principalmente, para valorizar os destinos regionais, por isso, há trechos que podem ser percorridos de maneiras mais tradicionais, como de carro ou bike, já que ficam mais próximas a centros urbanos.
Entretanto, caso os turistas queiram visitar roteiros mais longos entre os estados, existem quatro importantes aeroportos do país que estão no trajeto da Via Liberdade: Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Confins (MG) e Brasília (DF).