O passageiro precisa adotar medidas para garantir sua segurança e a dos demais.
A crise sanitária obrigou passageiros de ônibus a adotarem novas medidas na realização de viagens. Essas precauções são importantes para impedir a transmissão de vírus e, consequentemente, garantir a segurança de todos.
Assim, se você esta prestes a fazer uma viagem, e já comprou sua passagem de ônibus para Goiânia por exemplo, precisa estar ciente de algumas medidas que irão garantir a integridade da sua saúde e dos demais passageiros. Abaixo, conheça algumas recomendações para se proteger durante a viagem.
Use máscaras de proteção
Essa é uma das medidas mais importantes para garantir a sua segurança e a dos demais passageiros. Você precisa utilizar uma que cubra o nariz e a boca, não devendo retirá-la durante o trajeto. São vários os tipos de máscara que você pode utilizar.
As máscaras de tecido são as mais comuns, muitas vezes feitas em casa. Elas devem ser trocadas a cada três horas ou sempre que estiverem úmidas. Guarde as máscaras utilizadas em um saquinho diferente das que você tem como reserva.
As máscaras descartáveis têm maior durabilidade, podendo ser utilizadas por até cinco horas ou até ficarem úmidas. Mas, atenção: depois de usadas, elas devem ser jogadas fora, pois não poderão mais protegê-lo. Por fim, os modelos face shield são as máscaras de acrílico que tapam todo o rosto. Ela pode ser usada durante todo o trajeto e são uma boa indicação para quem costuma tocar o rosto com frequência.
Lave as mãos constantemente
Esse é um cuidado básico e que faz a diferença, mas que muitas vezes acaba sendo esquecido. O sabão é eficiente no combate a vírus, garantindo que você fique com as mãos limpas e não corra nenhum risco de se infectar ao tocar o rosto com elas posteriormente.
Assim, lave bem as mãos antes de embarcar para a viagem. Sempre que sair do ônibus, também higienize-as antes de voltar para o seu assento. Lembre-se de que você deve ensaboá-las por inteiro, incluindo dorso, palma, punhos e entre os dedos!
Use álcool em gel
Outro item que se tornou obrigatório no combate aos vírus é o álcool em gel. O ideal é utilizá-lo após a lavagem de mãos, formando um combo imbatível para a sua proteção. Você pode comprar um frasco pequeno para levar consigo durante a viagem. Assim, você pode utilizá-lo após encostar em alguma superfície do ônibus ou durante suas paradas.
Faça o uso de roupas limpas
O coronavírus, por exemplo, tem a capacidade de ficar algumas horas nas superfícies das suas vestimentas. Portanto, o ideal é que você utilize roupas e acessórios higienizados previamente ao embarcar, para que você não traga consigo o vírus de outro lugar para dentro do ônibus. Outra recomendação é não ficar utilizando essas vestimentas após chegar ao seu destino. O ideal é que você as coloque para lavar o quanto antes, assim como tomar um banho ao chegar da viagem. Isso diminui as chances de contaminação.
Leve o seu próprio lanche
Outra medida de segurança é você levar o seu próprio lanche para não ter que descer do ônibus nas paradas. Com isso, você evita aglomerações e tem a certeza que está tocando em objetos que você tenha higienizado previamente, garantindo mais segurança.
Procure horários mais vazios
Se possível, escolha horários de viagens que tenham menos passageiros a bordo. Uma vez que o ônibus é um espaço fechado, quanto menos pessoas estiverem dentro dele, mais segurança você tem durante o trajeto. Mas atenção: ônibus com poucos passageiros não significa que você deva viajar sem máscara. As medidas de segurança continuam!
Comentários 1