Franca é considerada um polo de produção de sapatos, porém conta também com diversas atrações turísticas; veja o que fazer no local e conheça um pouco mais sobre sua história
Você sabia que Franca é considerada a capital nacional dos calçados? A cidade no interior paulista se destaca por uma fervorosa indústria da moda, principalmente de produtos envolvendo couros e curtumes.
Franca fica localizada a 400 quilômetros da capital paulista e faz divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Mas, não se engane com a distância: ir da capital paulista, ou até mesmo da capital mineira, para Franca é muito simples. Nas rodoviárias das capitais você encontra facilmente ônibus da Viação Cometa com destino a esta cidade.
Além da indústria de calçados, o município possui diversas atrações turísticas e muita história para ser conhecida. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa cidade e considere colocá-la como destino em sua próxima viagem de férias.
Franca e a indústria de calçados
O município de Franca enfrentou um grande desafio em sua história: equiparar seu nível industrial com o de suas vizinhas, Ribeirão Preto e Uberlândia. No fim do século XIX e início do século XX, a cidade ainda era predominantemente rural e sua população voltava-se para o plantio de café e processos artesanais envolvendo couro e curtume.
Muitos imigrantes, principalmente italianos, que vieram para o Brasil para trabalhar na lavoura de café instalam-se em Franca. Podemos dizer com facilidade que o trabalho com o couro, e depois com os calçados, já estava nas raízes da população francana.
Isso porque, já na década de 1920, foi instalada a primeira indústria de calçados na cidade, que contava com a junção de conhecimentos da população local com os imigrantes italianos.
Segundo a história oficial da cidade, já em 1929, 12 das 62 indústrias de calçados do interior paulista estavam localizadas em Franca. Em 1945, a produção de sapatos superou a tradicional indústria do couro e assumiu a liderança na economia local.
Recentemente, a cidade foi nomeada como a maior produtora de calçados masculinos, tanto do Brasil quanto da América Latina. Atualmente, Franca possui mais de 100 indústrias desse setor.
Turismo na cidade
Como vimos, a indústria do calçado é muito forte na cidade. Por isso, você deve, caso esteja planejando ir para Franca, considerar passar no Shopping do Calçado para conferir as novidades.
Porém, não é só pela indústria de calçados que ela se destaca. A cidade também é considerada a capital do basquete, com a principal escola de basquete do Brasil acumulando diversos títulos em níveis estaduais e nacionais. Portanto, na hora de visitar o município, não deixe de comprar um ingresso para assistir a um jogo do esporte.
Além disso, por conta da “terra roxa” presente nos campos de Franca, o café produzido na cidade é bastante apreciado e possui um sabor especial. Portanto, separe um tempo em sua viagem para experimentar os cafés da Alta Mogiana nas tradicionais cafeterias da cidade.
No âmbito da culinária, a cidade se destaca por aliar a comida mineira com pratos tradicionais trazidos pelos imigrantes italianos. O prato típico da cidade é o filé à JK, que é um filé bovino à milanesa recheado com queijo e presunto. A iguaria vem acompanhada por arroz, batatas fritas, tomates, palmitos e bananas à milanesa.
O prato típico recebeu esse nome por conta do presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Quando estava viajando a caminho de Araxá, em Minas Gerais, o político jantou em Franca e pediu uma refeição com essas características. Em 2013, o prato foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade.
Franca ainda conta com três grandes museus para visitação: um dedicado a contar a história da cidade; outro para exposições no âmbito da imagem e do som; e, por fim, uma pinacoteca.
Comentários 1