Doenças psicológicas infelizmente estão cada vez mais comuns entre nossa sociedade atualmente, e entre elas temos a mais comum sendo o estresse diário e a ansiedade, e juntos dessas doenças, outros problemas não psicológicos podem aparecer, como é no caso do bruxismo, que surge muitas vezes durante o sono ruim, e que causas danos sérios a sua saúde bucal.
Esse texto tem objetivo de explicar de forma clara o que é o bruxismo, como perceber ele, dicas e suas formas de tratamentos principais em si, afim de ajudar as pessoas que nunca tenha entendido exatamente o que é esse problema e nem como lidar com ele.
O que é o Bruxismo?
Também chamado de Bruxismo noturno, por aparecer principalmente à noite, e tendo o nome de diurno para casos durante o dia, essa desordem funcional, tem a característica do ranger ou apertar dos dentes durante o sono, podendo provocar desgaste e amolecimento dos dentes, ou também ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula nos casos mais graves.
Essa atividade parafuncional pode acontecer por motivos como estresse, ansiedade, nutricionais ou com fatores genéticos e respiratórios.
Infelizmente o bruxismo não tem cura, mas sim formas de tratamentos, que podem minimizar o máximo possível os impactos aos dentes.
Quais os sintomas de bruxismo?
Como já foi dito, essa desordem funcional, pode causar desgaste e amolecimento dos dentes, sendo também um dos sintomas mais comuns a dor de cabeça ao acordar por culpa da compressão exagerada dos dentes, levando a diminuição dos vasos.
O bruxismo também pode ter dores e zumbido no ouvido, dores no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço na mastigação, estalos na boca, no mudanças no sono, podendo variar a intensidade e a frequência das crises de uma noite para outra.
Diferenças entre o Bruxismo Noturno e o bruxismo diurno
As diferenças estão já bem claras nos nomes, o noturno acontece durante o sono, assim sendo mais difícil de se controlar e de se perceber que está tendo essa atividade parafuncional, sendo recomendado uma limpeza do sono, respeitando mais os horários saudáveis e naturais do corpo dormir, e sempre buscando uma boa sensação de descanso físico e mental ao acordar.
O bruxismo diurno, tendo a mesma característica de apertar dos dentes, mas acontecendo durante o dia, ou seja, quando a pessoa está consciente sobre seus movimentos, podendo ser de forma ser involuntária ou semi-voluntária, parecendo um distúrbio como um tique, ou um hábito normal.
Dicas e cuidados importantes
Mesmo sem cura, existem formas de suavizar seus sintomas, por meio do controle do estresse e mudanças no estilo de vida, ou seja, assim que começar a perceber a presença do bruxismo.
A primeira e mais importante dica é procurar um dentista profissional na doença, assim realizando analises de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado, a segunda dica é sobre o cuidado emocionais, e os cuidados com o bem-estar
Formas de tratamentos
Existem varias formas de se tratar o bruxismo, mas como foi dito anteriormente a ajuda de um profissional é uma regra, por que só ele poderá analisar seu nível de intensidade e passar o tratamento certo que ajudará a manter a doença de forma mais suave ou insignificante, voltando a qualidade de vida e não prejudicando mais os dentes, músculos e articulações.
Após descobrir o procedimento correto, o controle será feito por uma equipe de vários profissionais de diferentes áreas, que envolve dentista, fonoaudiólogo e psicólogo, e será escolhido o tratamento correto, com alguns exemplos como o uso de placas, toxina botulínica, remédios e terapia para o controle do stress e da ansiedade
Conheça o tratamento de Bruxismo com Botox
Comentários 1