Certamente você já deve ter percebido a diferença entre alguns tipos de obras, seja frequentando algum estabelecimento comercial, residência ou até mesmo um apartamento em uma edificação.
Com o avanço da construção civil e da arquitetura, diversos tipos de obras vêm sendo realizadas nos últimos anos.
Confira nesse breve artigo um resumo sobre os principais tipos de obras da construção civil e os materiais utilizados nas obras atualmente.
Estruturas metálicas
Este tipo de construção nada mais é que um elemento estrutural produzido de composto metálico, sendo muito utilizado em edifícios. O composto metálico em uma estrutura é geralmente feito de aço.
O aço é uma liga metálica constituída de ferro e carbono, onde a quantidade de carbono no aço influenciará diretamente em características físicas da liga, como por exemplo flexibilidade e resistência.
Obras de concreto
O concreto é um dos materiais mais antigos na construção civil, tendo evoluído cada vez mais ao longo dos últimos anos.
Os tipos de obras que atualmente envolvem o uso do concreto, são predominantemente:
• Concreto armado;
• Concreto protendido.
Concreto armado
Obras de concreto armado são realizadas quando há uma determinada demanda de estrutura que exija um alto grau de resistência em comparação ao concreto convencional.
O principal fator que torna o concreto armado um tipo de obra tão utilizado é o seu custo-benefício. Além de ser barato, possui uma alta resistência a trações.
Essa resistência a trações ocorre devido a presença da armadura metálica que está presente na parte interna do concreto.
Concreto protendido
Esse modelo de construção baseia-se em um aço de protensão tracionado e ancorado, tendo esses processos realizados antes ou após a concretagem.
É muito utilizado em grandes projetos que necessitam de uma alta resistência à trações, como por exemplo em obras de pontes. Apesar disso, esse modelo possui inúmeras outras aplicações em diversos tipos de obras.
Um outro exemplo comum é a utilização de protensão na construção de estacionamentos, onde são necessários vãos maiores para comportar melhor os carros.
Obras de alvenaria
Por definição esse modelo de construção baseia-se na utilização de blocos unidos entre si através da utilização de argamassa. A palavra alvenaria deriva do termo al-bannã em árabe, que significa “alvener”, “pedreiro”.
Existem diversos tipos de blocos de alvenaria, sendo os mais conhecidos os de cerâmica (conhecidos como tijolos) e os blocos de concreto. É bastante utilizado na construção e reforma de apartamento, cerca de 80% das casas construidas utilizam esse tipo de bloco.
Ainda que os blocos não estejam unidos por argamassa, podem ser classificados como alvenaria desde que a união dos blocos consiga de alguma forma resistir aos esforços de compressão.
Atualmente existem blocos ecológicos de alvenaria que possuem uma montagem resumida ao encaixe, dispensando o uso de argamassa. Existem dois tipos de alvenaria. São elas:
• Alvenaria estrutural;
• Alvenaria de vedação.
Alvenaria de vedação
Conhecida também como alvenaria de divisão, são tipos de construções que possuem blocos unidos com o propósito de delimitar ou dividir um determinado espaço.
Um exemplo simples de alvenaria de vedação é a construção de paredes feitas por blocos com o propósito de delimitar ou até mesmo diminuir um espaço.
Alvenaria estrutural
A alvenaria estrutural é um modelo de construção onde seu nome é auto explicativo. Os blocos de alvenaria são arranjados de forma que além de possuírem função de vedação, são também utilizados de forma estrutural.
Uma grande diferença entre a alvenaria de vedação da estrutural, é que a alvenaria de vedação permite maiores alterações após a conclusão da obra.
Construções a seco
Este método de construção é muito utilizado em obras europeias, norte-americanas e asiáticas justamente pela sua agilidade, limpeza e baixo custo.
Existem alguns tipos de obras caracterizadas como construções a seco. Porém os dois principais tipos utilizados são:
• Wood frame
• Steel frame
Wood frame
É caracterizado como um sistema construtivo baseado no uso de montantes e travessas em madeira, sendo revestidos em chapas do mesmo material.
Este tipo de construção atua como uma ótima alternativa renovável, já que o impacto ambiental de uma construção de madeira é bem menor se comparada a uma obra de alvenaria por exemplo.
Steel frame
Sistema de construção que consiste em estruturas leves compostos por ligas metálicas, de rápida execução e baixo custo.
Sendo materiais de construção compostos de aço galvanizado e chumbo, formam uma estrutura leve, barata e de rápida execução se comparados a estruturas de alvenaria.