Ferramentas tecnológicas que mostraram-se eficientes na quarentena deverão continuar em uso, o que exigirá suporte de profissionais qualificados.
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças profundas na economia e o setor de tecnologia da informação (TI) foi diretamente afetado, mas de forma positiva.
A procura por serviços nessa área disparou. Diante do cenário atual, de isolamento social, muitas pessoas ficaram impedidas de trabalhar e acabaram aprendendo como trabalhar em casa com o auxílio das ferramentas digitais, que tem se mostrado um importante aliado na busca de soluções, como o trabalho remoto, as reuniões por videoconferência, o armazenamento em nuvem, as aulas e eventos on-line, além de outras alternativas que ajudam a minimizar o prejuízo causado pela Covid-19.
Essas iniciativas, até então, inéditas ou pouco exploradas, colocam em evidência a importância do trabalho dos profissionais de TI. “Entendo que nunca foi tão importante e emergencial os conhecimentos inerentes à área de informática”, afirma Sandra Aparecida Morais, coordenadora do Ensino Médio Técnico em Informática, do Senac Sorocaba. “Estamos vivendo um momento peculiar. E tem sido evidente a necessidade da utilização de recursos tecnológicos e de aplicativos que facilitem a nossa vida e nos dê suporte nos dias atuais”, diz.
Na avaliação dela, mesmo após a pandemia, é bem provável que a demanda por profissionais da área de informática continue elevada. Ela lembra que muitas empresas já decidiram que irão manter o trabalho remoto e farão uso de outras ferramentas digitais. Com isso, uma série de medidas estruturais terá de ser implantada, como melhorar a capacidade de tráfego de dados e de segurança, e elas dependem de profissionais da área de TI.
“Nas últimas décadas, em especial com a difusão da internet, o uso dos computadores se expandiu de tal forma que a nossa maneira de trabalhar, de viver e de se comunicar tem sofrido influência direta da utilização dessa tecnologia. Atualmente, as organizações de trabalho fazem uso intenso da informática em seus processos produtivos, o que favorece a inserção no mercado de trabalho de jovens formados nesta área”, observa a coordenadora.
Segundo ela, com o mundo cada vez mais dependente da tecnologia, profissionais de TI serão fundamentais para apresentar soluções e deixar não apenas as empresas, mas também a sociedade como um todo, melhor preparadas para enfrentar novas crises que poderão surgir no futuro. Se antes da pandemia a procura por especialistas na área era grande, a tendência agora é aumentar.
Vantagem competitiva
Para os jovens interessados em seguir carreira nesta área, o Senac Sorocaba oferece o Ensino Médio Técnico em Informática. Ao mesmo tempo que o aluno desenvolve as disciplinas normais do ensino médio, ele aprende uma profissão.
No fim de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho. Após o primeiro ano, ele recebe o título de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores.
No segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores. E, no terceiro ano, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término do Ensino Médio e Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e, assim, iniciar de imediato sua vida profissional.
Serviço:
Ensino Médio Técnico em Informática – Turmas 2021
Inscrições: a partir de 19 de agosto de 2020
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/ensinomedio
Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência – Sorocaba/SP
Informações: www.sp.senac.br/sorocaba