Agora a telemedicina é uma das novidades para a saúde entre as tribos indígenas. Sem dúvida, isso irá contribuir para a melhora da qualidade de vida e saúde dos nativos.
Isso porque, esse é um grande avanço da tecnologia e da medicina. Gerando assim uma série de benefícios, tanto para os próprios profissionais quanto para os pacientes.
Sendo assim, caso tenha ficado interessado em saber um pouco mais sobre o assunto, então continue lendo esse conteúdo!
A Importância Da Telemedicina
Aqui em solos brasileiros a telemedicina vem crescendo a cada dia mais, em especial na telerradiologia (emissão de laudo a distância). Esse conceito surgiu em meados da década de 90, junto com a internet.
Ou seja, a telemedicina acompanhou a tendência de atendimento médico e emissão de laudos à longa distância. No entanto, foi nos últimos anos que essa modalidade da medicina vem se expandindo cada vez mais.
Diversas empresas de saúde, instituições de medicina, entre outros órgãos têm feito um esforço para promover e desenvolver mais programas com relação a assistência remota à saúde.
Ao redor do Brasil, uma série de universidades, tanto públicas quanto privadas, já dispõem de certas unidades e núcleos que são voltados para o estudo da telemedicina.
E a tendência é que cresça ainda mais, de modo que atinja até a população que vive em áreas ainda mais remotas.
Sendo assim, a telemedicina é um dos processos mais avançados para monitorar pacientes, trocar informações médicas e analisar os resultados de uma série de exames diferentes.
Tudo isso, claro, é feito de forma digital. Ou seja, todas as consultas e exames são feitos e entregues por meios digitais.
Para que serve?
Segundo a STAR Telerradiologia, a telemedicina é uma especialidade da medicina que oferece a prestação de serviços de saúde a distância através da internet.
Sendo assim, essa já é uma realidade e usada em diferentes partes do mundo todo, de modo legal e de acordo com toda a legislação e normas médicas.
Por meio do uso de tecnologias que permitem a troca de informações e que acrescentam qualidade e rapidez nessa troca, os médicos poderão tomar as suas decisões de forma mais rápida e precisa.
E, além disso, os profissionais da área da saúde podem acessar exames em qualquer região do Brasil. Basta usar um computador ou qualquer outro dispositivo móvel que tenha acesso à Internet, como por exemplo, smartphone e Tablet.
Ou seja, a telemedicina é conhecida como uma especialidade dentro da área médica que fornece a prestação de certos serviços mesmo a distância, por meio da Internet.
Por causa de seu suporte remoto, é capaz de entregar uma série de cuidados da saúde que, até então, eram recursos limitados para uma parte da população. Isso também inclui as tribos indígenas que, na maioria das vezes, não possuem acesso a hospitais e clínicas na região onde moram.
Quais são os benefícios da Telemedicina?
Não há dúvidas de que a telemedicina garante uma série de benefícios e vantagens. Tanto para a população quanto para os próprios profissionais da área da saúde, não é mesmo?
Logo, já era de se esperar que um dos seus principais benefícios é a prevenção, alerta e controle das doenças tanto transmissíveis quanto não transmissíveis.
Isso significa que a telemedicina é uma grande ferramenta de ajuda em tempos de epidemia, ao garantir um melhor resultado diante à vigilância epidemiológica. Como ocorre com a atual pandemia que o mundo está enfrentando.
Telemedicina indígena
O Ministério da Saúde em conjunto com o da Defesa estão envolvidos em um projeto que consiste em propagar o atendimento médico através de videoconferência.
O principal intuito é reduzir o tempo de espera para as consultas. Permitindo que se tenha um acesso mais rápido e eficaz à uma série de opções da área da saúde. Além de alcançar a população que vive em regiões mais distantes.
Desse modo, os testes foram feitos em aldeias indígenas que possuem acesso à Internet, no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Negro (Dsei-ARN). Portanto, com a coordenação do Hospital das Forças Armadas de Brasília, junto com o Hospital Israelita Albert Einsten de São Paulo, os médicos passaram a atender pacientes a distância.
Sem dúvida, esse foi um passo necessário e de importância, tanto para o atual momento de pandemia. Quanto também para ações futuras, tendo em vista que toda a população da tribo indígena receberá um atendimento de alta qualidade, por profissionais de todos os territórios brasileiros.
Assim sendo, a telemedicina tem sido eficaz e essencial para os indígenas que não podem ir até uma clínica ou hospital. Desse modo é possível promover uma qualidade de vida melhor para essas tribos.
Além disso, há novos projetos para levar a telemedicina até outras tribos indígenas e regiões mais remotas. Para que todos possam ter acesso à informação e se prevenir sobre os cuidados a saúde e o coronavírus. Tendo em vista que a taxa de mortalidade da população indígena é cerca de 150% maior que a média geral do país.
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) também está adotando a telemedicina como um modo de orientação clínica, capacitação e apoio aos profissionais de saúde e aos povos indígenas.
Conclusão
Em suma, a telemedicina é um recurso útil que vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil e ao redor do mundo todo. Embora não seja de fato uma novidade, tendo em vista que desde a década de 90 que existe. É possível afirmar que ganhou mais força nos dias atuais.
Sem dúvida, é bem útil para levar informações e serviços de saúde para as pessoas que encontram-se em regiões mais remotas. Como é o caso dos indígenas.
Dessa forma, eles terão mais chances de protegerem sua saúde, assim como também outros tipos de apoio e atendimento caso seja preciso.
Por fim, caso tenha alguma dúvida em relação ao assunto ou queira incluir a sua opinião, não esqueça de deixar o seu comentário!
Comentários 1