A partir deste sábado (10) a fase verde do Plano São Paulo começa a valer em Sorocaba.
O anúncio foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo, após a cidade atingir os requisitos epidemiológicos e avançar para esta nova fase.
Com isso, todos os estabelecimentos poderão atender com 60% de sua capacidade e durante 12 horas por dia.
Para os bares e restaurantes, a regra é que o serviço seja interrompido às 22h, podendo permanecer aberto para término do consumo até às 23h.
Já os eventos, convenções e atividades culturais, deverão respeitar o controle de acesso e hora marcada, além de manter o distanciamento em filas e espaços demarcados.
Todos os setores devem continuar adotando as medidas especiais visando à proteção de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeprimidas, à luz das recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
O novo decreto municipal deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (9) no Jornal do Município.
Atividades proibidas
Mesmo com a fase verde, em Sorocaba continua proibido atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, torcidas em estádio e grandes shows com público em pé.
Conscientização
A SES alerta que a pandemia não acabou e o vírus continua sendo transmitido.
A secretaria conta com a conscientização da população para obedecer às medidas preventivas de combate à Covid-19.
Todo aumento de ocupação de leitos é preocupante, pois há a possibilidade de causar um colapso no sistema público e particular de Saúde.
Conforme o avanço das fases do Plano São Paulo, a tendência da queda do isolamento social torna-se natural. Ou seja, com essa nova fase os estabelecimentos ficam autorizados a funcionar por mais tempo e isso faz com que mais pessoas saiam às ruas.
E se as pessoas não praticarem as medidas preventivas, a transmissão do vírus pode crescer na cidade.
Por isso é importante o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.(com informações da SECOM).