O governo do Estado de São Paulo atualizou a situação das regiões nas fases do Plano São Paulo. Decisão que foi tomada baseado nos relatórios enviados pela Secretaria Municipal de Saúde.
A região de Sorocaba, permanecerá na fase laranja, no mapa, do Plano São Paulo, conforme informações divulgadas na tarde desta quarta-feira (10) pelo Governo do Estado de São Paulo. O governador João Doria, anunciou o prolongamento da quarentena em São Paulo até o dia 28 de junho.
Segundo informações do governo estadual, o motivo para não executar alterações nas medidas de flexibilização leva em conta que a região possui uma “propensão de avanço da pandemia”. A determinação foi tomada com base em relatórios com a quantidade de casos e óbitos, taxa de ocupação de leitos, dentre outros, enviados pela Secretaria Municipal de Saúde.Na fase laranja, onde permanece a região de Jundiaí (SP), o governo permitiu, porém, com restrições, a reabertura dos seguintes setores da economia a partir do dia 1º de junho: atividades imobiliárias, escritórios, concessionárias, comércio e shoppings.
Entenda as Cinco fases
Durante esse tempo de pandemia do coronavírus, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, estas, que foram divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Os critérios de graduação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação da quantidade de leitos hospitalares, especialmente as UTIs, com a quantidade de pessoas infectadas pela Covid-19.
- Na fase vermelha não pode abrir o do comércio;
- Na fase laranja o comércio pode abrir, porém, restrição;
- Na fase amarela é permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições estipuladas;
- Na fase verde é permitida a abertura do comércio, embora haja algumas restrições;
- Já na fase azul é permitida a abertura do comércio, sem nenhuma restrições.