A Prefeitura de Sorocaba divulgou neste domingo (17), após a aprovação pela Anvisa do uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, o plano municipal de vacinação na cidade, previsto para começar na segunda-feira (25). A data, entretanto, ainda pode ser antecipada, segundo informou o secretário de Saúde, Vinicius Rodrigues, no Facebook.
A estimativa é de que 105 mil pessoas sejam vacinadas na primeira fase da campanha em Sorocaba. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) disse que uma nova reunião deve ser realizada sobre o assunto nesta segunda-feira (18). “Sorocaba está preparada para a vacinação. Temos mais de 1 milhão de seringas disponíveis, o que daria para vacinar todos os moradores hoje. Sabemos que não é assim e as vacinas serão priorizadas”, disse em uma live nas redes sociais.
De acordo com o cronograma, de 25 de janeiro a 5 de fevereiro serão vacinados trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas. De 8 a 12 de fevereiro, pessoas com 75 anos ou mais. De 15 a 19 de fevereiro, pessoas entre 70 e 74 anos. De 22 a 26 de fevereiro, pessoas entre 65 e 69 anos. E de 1º a 5 de março, pessoas entre 60 e 64 anos. As vacinas serão aplicadas nas 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade e em um ponto de drive-thru. O endereço ainda não foi divulgado.
A Secretaria da Saúde está cadastrando idosos acamados, pessoas com mais de 60 anos, que necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência, pela impossibilidade de se deslocarem à UBS. O cadastro deverá ser feito pessoalmente em uma UBS por um membro da família ou cuidador do paciente.
Veja também: Os avanços da medicina na luta contra a covid19
Para o cadastramento do acamado para a vacinação, um responsável por ele precisa formalizar o pedido na UBS, fornecendo o nome, endereço completo e telefone do paciente. O cuidador ou familiar precisará estar munido do seu documento pessoal no ato da solicitação. Já, aqueles pacientes que são atendidos pelo SAD (Serviço de Atendimento Domicilar) ou Médico da Família, e que estão veiculados às ações de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da SES, serão imunizados durante a campanha pelas equipes desse programa, não necessitando de cadastro.
A estratégia de vacinação só será definida e divulgada quando as doses chegarem a Sorocaba. Já estão planejadas várias estratégias que serão seguidas, de acordo com o número de doses. Dependendo do quantitativo, haverá ajuste na logística. O município possui mais de um milhão de seringas e 600 mil agulhas, que estão reservadas para essa campanha. Também há um estudo de uma estratégia para que os profissionais da educação possam ser inseridos no público-alvo prioritário da campanha.
Apareceu primeiro em: Jornal Cruzeiro do Sul