Se o problema persistir, é fundamental consultar um veterinário. Mas, em muitos casos, medidas simples, como chás caseiros ou mudança na dieta, podem ajudar.
O vômito deve sempre ser considerado como um sinal de alerta de que algo pode não estar muito bem com o seu pet. Mas isso nem sempre significa algo grave e pode acontecer apenas porque o animal passou por algum desgaste emocional ou comeu demais.
Um bom tutor deve estar sempre atento e, se o sintoma persistir, procurar a ajuda de um profissional que possa investigar o que pode estar causando o problema. No entanto, muitas vezes, é possível resolver o problema em casa, com cuidados simples, como oferecer água ou dar mais atenção ao animal.
Mesmo que você leve o animal a um veterinário para descartar qualquer hipótese, é sempre importante resolver o problema o mais rápido possível quando ele está acontecendo para evitar que o animal fique desidratado. Então, é sempre válido saber o que você pode tentar fazer em casa mesmo.
Além disso, é fundamental ficar atento ao comportamento do cão para ver se ele não apresenta outros sintomas além do vômito, como diarreia ou febre. Você vai precisar informar isso ao médico e, inclusive, é ainda mais importante procurar um especialista se o animal apresentar algum desses sintomas.
Antes de oferecer algum remédio caseiro, observe se o seu cachorro consegue reter a água que ingere. Caso contrário, é bem provável que o tratamento não vá funcionar. A seguir, ensinamos algumas receitas que podem cortar o vômito.
Jejum de 24 horas
Pode parecer maldade, mas a verdade é que esse é um remédio e tanto quando o animal está vomitando, porque o motivo do problema pode ser justamente que ele comeu demais ou ingeriu algo estragado, que precisa eliminar por completo.
É importante, no entanto, garantir que o animal não fique desidratado, oferecendo água, mas de maneira limitada. Se o animal beber muita água de uma vez, pode acabar piorando o quadro de vômito. Se o cão se recusa a beber água, insista, colocando direto na boca dele ou até mesmo oferecendo gelo.
Após as 24 horas, uma dica que costuma funcionar é cozinhar um pouco de arroz branco, sem sal nem temperos, pois esse alimento costuma parar no estômago. Após 48 horas, se o animal estiver melhor, já pode se alimentar normalmente.
Chá de gengibre
O chá de gengibre pode ajudar a diminuir o vômito. A ideia é ferver alguns pedaços de gengibre e oferecer meia colher por peso do animal (ou seja, se o cachorro pesar 4 kg, ofereça duas colheres), duas vezes ao dia. O gengibre tem propriedades que combatem náuseas e vômitos e ainda previnem gases intestinais e azia.
Chá de menta
O chá de menta também pode ajudar a acalmar o estômago do animal que está vomitando. A ideia é preparar o chá normalmente, sem açúcar, e deixar esfriar antes de oferecer para o animal. Se a menta for fresca, daquela plantada no seu jardim, melhor ainda.
Para que o remédio funcione, você precisa dar uma colher de sopa por quilo do animal (se ele tiver 5 quilos, ofereça 5 colheres), três vezes ao dia. A menta é potente para aliviar a acidez estomacal e pode resolver o problema se essa for a causa do vômito.
Mudar a dieta
Se o seu cachorro vomitar sempre ou se você consegue perceber que ele está vomitando a ração, pode ser o caso de trocar o alimento que é oferecido a ele. Em alguns casos, trocar a marca resolve, em outros, você vai precisar investir em uma alimentação natural, com receitas caseiras. Um profissional pode te orientar.
Comentários 1