A “saidinha de natal” irá beneficiar cerca de 4,7 mil presos das regiões de Sorocaba e Itapetininga neste final de 2022.
Os presos, foram liberados da cadeia na última sexta-feira (23) para a saída temporária de fim de ano. Este, que é um benefício cedido aos presos com bom comportamento prisional, e é previsto na lei de execução penal do Brasil.
A região de Itapetininga concentra boa parte das unidades prisionais da região.
Das 10 unidades prisionais localizadas na região de Itapetininga, incluindo as penitenciarias 1 e 2, saíram 1.829 detentos.
Já na região de Sorocaba, das 9 unidades prisionais foram liberados 2.949 presos na última sexta-feira (23).
Todos os presos beneficiados com a “saidinha de fim de ano” nesta sexta-feira devem obrigatoriamente voltar para o presídio no dia 3 de janeiro.
Lembrando que uma parcela desses presos que são liberados para a saidinha, não retornam para o sistema provisional no dia previsto, sendo esses, considerados foragidos da Justiça.
Aumento de ocorrências durante o período de “Saidinha”
Nos periodos em que os detentos são liberados da prisão com o benefício da saidinha de detentos do regime semiaberto, vem a preocupação de moradores de Sorocaba em relação ao aumento da criminalidade na cidade.
Apesar de todo o planejamento realizado pelo prefeito Rodrigo Manga junto aos órgãos de segurança publica, não tem como realizar ações em todos os pontos da cidade, pois não há servidores suficiente para isso, o que dificulta ações de combate à violência no período de saidinha.
Operação “Paciência Zero” redobra segurança nas ruas de Sorocaba
A chamada operação “Paciência Zero” tem como objetivo, reforçar o policiamento em pontos estratégicos da cidade.
Além de viaturas em pontos fixos nas principais vias da cidade também sera realizado fiscalização por videomonitoramento; aumento de mais de 50% na força policial para atuar nos bairros de Sorocaba; monitoramento aéreo com a ajuda de helicópteros e drones de monitoramento.