Saiba como criar uma rotina de estudos eficiente e aprenda a vencer a protelação.
Embora pensar em como organizar a vida para criar uma rotina de estudos seja cansativo, fazer isso é extremamente necessário para alcançar um objetivo, seja ele prestar concurso público, vestibular ou qualquer outro exame, visto que a concorrência costuma ser grande e não há outra alternativa além de estudar muito.
E o primeiro passo para ter sucesso nessa jornada é justamente a criação de um cronograma de estudos muito bem elaborado que se enquadre na sua rotina — além de foco e muita determinação. Ou seja: não adianta estudar somente quando tiver tempo de sobra. É preciso ter compromisso e disciplina.
A partir do plano de estudos, você consegue ter uma melhor concentração nos seus afazeres e fica mais motivado para cumprir o seu objetivo, que é a aprovação no exame. Neste artigo, ensinaremos como criar uma rotina de estudos que atenda às suas necessidades e também como segui-la à risca. Confira!
Entenda a sua rotina diária
Antes mesmo de montar um cronograma de estudos, você precisa conhecer sua própria rotina a fundo. Você a vive, mas será que a compreende totalmente?
É necessário entender como suas horas diárias são gastas, quais atividades tomam mais seu tempo, quais delas são imprescindíveis e quando você as executa. Nesse sentido, uma dica é anotar tudo o que você faz em cada dia da semana:
- Que horário você acorda?
- Qual o seu horário de trabalho?
- Quais são seus horários de intervalos?
- Quais os horários de cada refeição?
Não se esqueça de incluir eventuais tempos de deslocamento e tente colocar até o período que você costuma ficar mexendo no celular. Dessa forma, você terá uma real noção do tempo gasto com cada atividade e poderá avaliar o que é mesmo necessário e o que pode ficar de lado em prol do seu objetivo, que é criar uma rotina de estudos.
Defina as suas horas de estudos diárias
Agora que você já tem a sua rotina bem especificada, faça a conta das horas que sobram no seu dia. Você pode, por exemplo, usar o intervalo entre o café da manhã e sua saída para o trabalho para estudar. O tempo que pode ser aproveitado da hora do almoço também é válido, mesmo que seja apenas 20 minutos. Pode parecer pouco, porém, utilizando a técnica certa, pode ser muito bem aproveitado.
Outro período que pode ser de muito valor para os estudos é a parte da noite, após o jantar. Entretanto, só faça isso se achar possível. Se porventura você perceber que essa rotina de estudos está atrapalhando o seu sono, pense em outra opção, pois dormir é fundamental para manter a cabeça boa para estudar.
Existe uma técnica que exige foco por cerca de 20 minutos seguidos ininterruptos em uma única atividade com um intervalo de 5 a 15 minutos até a próxima tarefa. Se você conseguir especificar bem isso, sua rotina de estudos para concurso público ficará ainda mais incrementado.
Vença a procrastinação
A motivação é o passo inicial para derrotar a procrastinação e dar o seu melhor na hora de estudar para alcançar os seus objetivos de vida. Reflita sobre eles e veja onde você pretende chegar. Crie uma lista com tudo que você almeja para o futuro e nunca se esqueça desses motivos na hora que estiver estudando. Se for necessário, deixe essa lista sempre visível, para que você não esqueça.
Tenha um ambiente adequado para estudar
Um ambiente favorável aos estudos é um dos fatores que mais influenciam na produtividade. Sendo assim, ter um local adequado para os estudos, com uma cadeira confortável e uma mesa organizada, é fundamental para incrementar sua rotina de estudos.
Defina o horário em que seu rendimento é melhor
Reservar algumas horas para o estudo é o ponto inicial para uma rotina bem organizada. Entretanto, é preciso saber qual o período do dia que o seu rendimento é melhor. Para descobrir isso, defina seus horários disponíveis para os estudos e, se precisar, com o tempo faça os ajustes necessários para estudar nos períodos em que você apresentou melhores rendimentos.
Por exemplo: se você observou que à noite a sua produtividade não é boa, que falta concentração, talvez você seja uma pessoa que funciona melhor pela manhã ou à tarde. Dessa forma fica mais fácil identificar os melhores horários para se dedicar aos estudos e conquistar a tão sonhada aprovação.
Comentários 1