Métrica permite direcionar investimentos de forma mais eficiente
Quando o assunto é investir em um novo negócio, o ROI pode ser uma importante métrica para avaliar os próximos passos da sua campanha. Quem resolveu abrir um e-commerce marketplace nos últimos anos, percebeu a relevância de utilizá-la para embasar as decisões de negócio.
A sigla ROI vem do inglês (Return on Investiment), ou seja, nada mais é do que o cálculo de retorno dos investimentos feitos pela sua empresa em uma campanha ou produto. Com ele, é possível ter uma noção mais exata de quanto você ganhou ou perdeu em termos financeiros após a execução de uma nova estratégia.
O ROI pode ser um importante aliado de pequenos e médios empreendedores, que precisam ter mais controle de seus gastos e saber exatamente onde investir sem correr muitos riscos.
Calculando o ROI da sua empresa
Para calcular o ROI, é necessária uma fórmula: ROI = [(receita – custo) / custo] x 100. Exemplificando, se você teve retorno de R$10 mil no lançamento de um produto, e gastou R$50 mil para colocá-lo no mercado, a fórmula ficaria assim:
ROI = 10.000 – 50.000 / 50.000. Nesse caso, o ROI será de -0,8%, o que significa que sua empresa perdeu dinheiro. Esse cálculo é muito usado por agências e grandes empresas de publicidade que costumam trabalhar com milhões de reais em investimentos em campanhas veiculadas em diferentes mídias.
Por que calcular o ROI?
Pelo exemplo acima, o ROI pode parecer pouco vantajoso para pequenas e médias empresas, considerando que um investimento de valor alto teria pouco retorno, não gerando o lucro necessário para uma empresa de pequeno porte se manter. Porém, na prática, o ROI pode ser usado para ”pré-visualizar” as chances de um determinado investimento gerar retorno positivo para o seu negócio, assim como a possibilidade de gastos irreversíveis.
Como ele pode ser calculado usando valores ”fictícios”, é possível que você tenha uma visão mais clara do tipo de investimento mais seguro para o momento da sua empresa. Por exemplo: qual a porcentagem de lucro que seu negócio pode obter de uma campanha digital versus uma campanha em mídia física?
Quando não usar o ROI
Uma das desvantagens dessa métrica é que ela não funciona seguindo variações de inflação e da própria economia, como escassez de produtos e crises. Se você está planejando uma ação de investimento que visa retorno a longo prazo, talvez seja mais prático e seguro utilizar outras métricas, embasadas em mais dados.
Pesquisa de mercado
O ROI pode fornecer projeções mais realistas quando combinado com dados precisos que você pode levantar de diferentes fontes. Um bom exemplo foi o crescimento recorde dos e-commerce no ano de 2020. Por conta da crise sanitária, diversos nichos de mercado se viram obrigados a entrar para o universo digital ou rever suas estratégias para lidar com o aumento da competitividade.
Se a sua empresa foi uma dessas e pretende manter ou aumentar os investimentos em plataformas digitais, o ROI pode ser combinado com projeções de mercado para os próximos meses ou anos. O e-commerce vai continuar sendo um dos principais ambientes de compra e venda? Os usuários exigirão novas formas de interação?
Com isso em mente, o cálculo do ROI pode direcionar o seu negócio para investimentos mais seguros, como a compra de um servidor maior e mais estável, meios de pagamento próprios e investimentos em inteligências artificiais, que vêm ganhando cada vez mais espaço nos sites e aplicativos de compras.
Em resumo, mesmo se o seu empreendimento é de pequeno porte, a métrica continua se fazendo bastante importante, uma vez que permite que você conheça melhor os números da sua empresa e, consequentemente, trilhe rumo ao sucesso.
Comentários 1