A realização de tatuagens é uma prática antiga, utilizada para expressar idéias, sentimentos ou simplesmente para expressão corporal.
Nos dias atuais, muitas pessoas fazem tatuagens para decorar a pele, sendo relativamente frequente o arrependimento, especialmente quando caracterizam relacionamentos que acabaram ou mesmo algo que a pessoa não goste.
O que é tatuagem
A tatuagem consiste na aplicação de pigmento na pele, mais especificamente na derme. As tatuagens podem ser profissionais, amadoras ou traumáticas (introdução acidental de pigmentos). De caráter definitivo, a remoção de tatuagem, era considerada um desafio na prática médica.
Até pouco tempo atrás, procedimentos como dermoabrasão, laser ablativos (CO2 e Argênio) e até cirurgia eram utilizados para remoção de tatuagens.
Esses métodos eram baseados na abrasão ou destruição superficial da pele, podendo ocorrer restos de pigmentos (remoção incompleta), cicatrizes e
manchas.
Modernos lasers substituiram estas técnicas, revolucionando o tratamento das tatuagens. Ao invés de promover a remoção da pele, essa técnica permite que seja destruído seletivamente os pigmentos, afetando pouco a pele.
A remoção da tatuagem deixa marcas?
A remoção de tatuagem não é um processo tão simples. O resultado final da remoção de tatuagem depende de diversos fatores como, o tempo da tatuagem, as cores do pigmento, do tipo de tatuagem (profissional, amadora ou traumática), o plano onde se encontra o pigmento e da resposta de cada indivíduo.
Tatuagens amadoras e trauméticas, por exemplo,
respondem melhor ao tratamento já que apresentam pigmento menos denso e geralmente mais são mais superficiais que as profisionais. Porém algumas tatuagens feitas por amadores tem pigmentos em muitos níveis, o que dificulta asua remoção.
A remoção de tatuagem é difícil?
Quanto mais colorida for a tatuagem, também mais difícil é a sua remoção, isso porque cada comprimento de onda do laser será absorvido por determinado pigmento. Por isso, algumas vezes é preciso utilizar mais de um tipo de equipamento para se conseguir remover todos os pigmentos.
O pigmento preto é responde melhor ao tratamento com lasers. Atualmente a tecnologia Q-Switched é a mais utilizada na remoção de tatuagens.
Esses lasers produzem pulsos (tempo do disparo do laser) mais curtos, o que é benéfico para o tratamento de alvos pequenos.
Quantas seções são necessárias para remoção de tatuagem?
O número de sessões é bastante variável. Apesar de ser um procedimento seguro, quando realizado por profissionais capacitados, existe o risco de complicações.
Com o uso de novas tecnologias é aperfeicoamento das técnicas, é possível fazer a remoção completa da tatuagem com menor risco de complicações. Porém, é importante destacar que às tatuagens são muito variadas assim como a resposta individual de cada paciente.
Em alguns casos, o tratamento pode ser longo e complexo.
Se você tem alguma dúvida sobre REMOÇÃO DE TATUAGENS ou sobre sua utilização, consulte um dermatologista.