Segundo estudo do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), com base nos dados do Comex Stat, sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, de janeiro a maio de 2022, as exportações da Região de Sorocaba registraram US$ 1,24 bilhão, um aumento de 63,1% na comparação com o mesmo período de 2021.
A balança comercial da região de Sorocaba vem sendo puxada pela comercialização de produtos como: veículos automóveis e tratores, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos e alumínio e suas obras. Neste ano, os países com maior volume negociado foram Argentina, Estados Unidos e Chile.
Já as importações somaram US$ 1,91 bilhão, representando um crescimento de 35,5% frente ao mesmo período do ano passado.
Os produtos importados na região se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, produtos químicos orgânicos e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. As importações da Regional do CIESP tiveram como principais origens China, Japão e Índia.
Segundo o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o expressivo crescimento das exportações demonstra o potencial de desenvolvimento da região de Sorocaba.
Além de apoiar projetos como o Rompendo Barreiras, o CIESP realiza estudos e análises da atividade exportadora e seus reflexos na indústria, orientando as empresas sobre a sistemática do comércio exterior nos aspectos administrativos, fiscais, financeiros e cambiais.
As empresas interessadas devem entrar em contato com a Regional Sorocaba do CIESP por meio do site www.ciespsorocaba.com.br ou pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-4640 (WhatsApp).