Cada mulher tem uma característica, não só do ponto de vista de personalidade, mas também em relação ao corpo e, quando falamos do sutiã, um dos aspectos que mais merece atenção é o formato do busto.
Essa parte do corpo varia muito de cada mulher, porque alguns aspectos influenciam nesse aspecto, como estatura, peso, histórico cirúrgico nas mamas, entre outros fatores. Sendo assim, é importante aderir a alguns critérios na hora de escolher qual o produto ideal.
Confira na sequência quais os tipos de sutiã que o mercado oferece e como a mulher deve fazer a melhor escolha!
Tipos de seios
Existem os seios que são redondos, assimétricos, separados, delgados, entre outras características únicas a essa parte do corpo.
Em função de cada um deles ter suas respectivas particularidades, é preciso que os produtos sejam elaborados pensando nesses detalhes. Confira mais detalhes sobre os tipos de seios mais comuns!
Seios redondos
Os que possuem esse formato são mais cheios na parte de cima, embaixo e nas laterais, fazendo com que os tecidos mamários fiquem mais bem distribuídos.
Com relação ao volume, pode haver uma variação maior, porque podem existir seios redondos pequenos e maiores.
Esse é o formato que não exige tanto em relação ao tipo de sutiã, de qualquer forma, a dica é optar por aquele que ofereça mais conforto e sustentação. Os modelos meia-taça, tomara que caia e cobertura total são ótimas opções.
Seios separados
Também conhecidos como espaçados ou laterais, principalmente porque ocupam mais espaço nas extremidades do tronco, eles também podem ser chamados de leste-oeste, porém, não é uma regra.
Nesse caso, o tipo de sutiã escolhido vai depender do efeito que a mulher deseje proporcionar a essa região do corpo. Caso a ideia seja juntar mais os seios, o sutiã com alça nadador é uma ótima opção.
No que se refere aos separados e com mais volume, os sutiãs com aros e alças mais largas caem como uma luva, proporcionando mais conforto e funcionalidade.
Seios assimétricos
Os seios assimétricos são normais, mas possuem particularidades como qualquer parte do corpo. Porém, é importante ficar atento se uma das mamas apresentar um aumento significativo com o passar do tempo.
Para mulheres com essas características, a melhor opção é investir em um sutiã com bojo e alças reguláveis para reduzir a assimetria.
Seios delgados
Também conhecidos como aqueles com formato de pêssego, eles não possuem uma distribuição proporcional, mas são mais projetados para frente.
Para esses casos, o ideal é optar por um modelo que garanta mais sustentação e volume e, entre os modelos disponíveis no mercado, o push-up é uma excelente opção.
Formatos de aréolas
Além dos aspectos gerais do seio em si, eles podem ter formatos de aréolas diferenciadas e neste contexto, existe uma diversidade muito grande.
Existem aréolas maiores, pequenas, escuras e claras, porém, quando a mulher está vivendo alguma fase específica da vida, elas podem apresentar características diferentes.
Por exemplo, para as mulheres que estão amamentando, é comum que essa região fique mais escura, porque o bebê começa a enxergá-la com maior facilidade na hora de amamentar.
Para esses casos especificamente, a melhor alternativa para a mulher é optar por um sutiã de amamentação.
Além de observar todos esses detalhes, a escolha pelo sutiã ideal passa por buscar no mercado fornecedores de peças da moda íntima que sejam referências de mercado.