Você saberia dizer qual religião usa o Santo Daime? Se você fará uso desse chá, é interessante saber mais a respeito dele. Afinal de contas, esse é um assunto muito sério, haja vista que algumas religiões e tribos têm esse chá como uma espécie de ritual. E conhecer a história é uma das formas de mostrar respeito.
Várias são as perguntas de quem está pensando em tomar o chá do Santo Daime.Além de querer saber os benefícios, onde tomar e se há alguma reação adversa, é possível que você queira saber qual religião usa o Santo Daime.
Será que ele é uma espécie de elemento sagrado para alguma cultura? Responderemos a essas e outras perguntas nesse artigo.
O que é o Santo Daime?
Primeiro de tudo, você deve entender o que é o Santo Daime, antes mesmo de saber qual religião faz uso dele. O Santo Daime geralmente é tido como sendo um chá, mas ele pode ser considerado um pouco mais do que isso, em especial se for levado em conta algumas culturas.
Na região amazônica, o Santo Daime é uma manifestação religiosa, que surgiu entre a primeira década do século XX.
O Santo Daime em si, é considerado uma doutrina espiritualista. Sendo assim, é possível afirmar que se trata de uma religião, e não apenas de um chá.
Portanto, a religião Santo Daime tem como rito e prática espiritual o chá de ayahuasca. De acordo com os adeptos, o Santo Daime tem como missão espiritual encaminhar as pessoas ao perdão e a regeneração do ser. Contudo, muito disso é em decorrência dos efeitos do chá.
Dentro dessa linha religiosa, há uma forte presença musical. E por possuir origens indígenas, há uma marcante presença de instrumentos como viola, flauta, bongôs e atabaques. Assim como na cultura cristã, eles são tidos como hinos religiosos.
O que é o chá Santo Daime?
Agora, falando sobre o chá Santo Daime, ele é uma bebida advinda do povo amazônico, cuja finalidade é promover algumas sensações de expansão da consciência. Como a sua utilização é bem presente em outras culturas, o chá Santo Daime pode receber outros nomes. Por exemplo:
- Hoasca;
- Daime;
- Iagê;
- Santo-Daime;
- Vegetal;
- Ayahuasca.
Sendo assim, sempre que você ouvir alguém se referindo a um chá, através dessas nomenclaturas, saiba que todas estão relacionadas.
Em suma, o chá Santo Daime é uma combinação de videiras com várias outras plantas. Através dessa bebida, é possível alcançar altos níveis de consciência.
Contudo, algumas religiões e tribos indígenas utilizam a bebida como uma forma de resolver problemas internos. Então, ela é uma planta medicinal, uma vez que tende a melhorar algumas questões, em especial os de origem psíquica. É amplamente usado em rituais, por exemplo.
Qual religião usa o Santo Daime?
Agora que dissociamos os dois conceitos, você já está mais bem preparado para entender qual religião usa o Santo Daime.
Como dito em parágrafos anteriores, o uso desse chá iniciou-se no século XX, ao menos do que se tem conhecimento. De início, o seu uso estava concentrado nos povos amazônicos.
Mas, com o passar do tempo, isso foi mudando um pouco. É meio difícil mensurar quais religiões utilizam esse chá. Afinal, não há nenhum estudo preocupado em realmente contabilizar. Mas, como o chá veio da cultura religiosa Santo Daime, a religião do qual se costuma fazer o seu uso, é o Santo Daime.
Fora isso, há várias tribos indígenas que também utilizam o chá como rito de passagem. Mas, diferente de antigamente, não é apenas as tribos da região amazônica. É possível encontrar tribos indígenas de vários outros locais que também fazem o uso dessa bebida.
Como usar o chá de Santo Daime?
Como falamos, o uso do chá Santo Daime é feito em rituais. Então, na grande maioria dos casos, as pessoas se deslocam até uma comunidade indígena, por exemplo, para que possam fazer o uso. E, como é um ritual espiritualista, cada cultura pode aplicar um modo de utilização.
Algumas culturas fazem o uso de forma espaçada. Ou seja, tomar um pouco de chá a cada hora ou minuto, por exemplo. Ademais, algumas tribos podem fazer alterações se for a sua primeira vez fazendo uso da bebida, por exemplo. No entanto, algo comum nesses rituais são as músicas.
Como o chá de ayahuasca é baseado na religião Santo Daime, alguns costumes foram preservados. E, quando há um ritual onde se utilizará o chá, na religião Santo Daime, esse processo acompanha muita música. Isso porque, segundo eles, facilita o efeito do chá no organismo.
Sendo assim, na grande maioria dos ritos onde se utiliza o chá, é regado de muita música, com referências bastante indígenas.
Algumas pessoas se sentem comovidas e até dançam. Outros, por estarem em um processo de reflexão intensa e profunda, tendem a ficar mais reclusos.
Ainda que seja um chá capaz de expandir a consciência, cada pessoa age de uma forma ao ingerir o chá. Tanto que há pessoas que sentem náusea e vomitam durante o processo, e isso é considerado um efeito normal. Já outros não sentem nada. Ademais, há outros que sentem tontura, aumento da frequência cardíaca, e suor excessivo.