A importância do inglês no mercado de trabalho é cada vez maior, assim como a competitividade. Afinal, as empresas se tornam muito exigentes conforme o tempo passa e encontrar um bom emprego nem sempre é tarefa fácil. Porém, a boa notícia é que existem algumas formas de investir no seu futuro para conquistar o trabalho dos sonhos.
Uma delas é aprendendo a falar inglês.
É um erro muito comum acreditar que não lidamos com o inglês em praticamente todas as áreas da nossa vida. Afinal, ele já é tão intrínseco em nossa cultura que algumas palavras foram popularizadas. Por exemplo: fast food, self servisse, shopping center, pet shop e muito mais!
Por isso, o mercado de trabalho não teria como ficar para trás. Quando somado com o fato de o inglês ser a língua mais utilizada e falada no mundo, é muito claro o motivo pelo qual o idioma faz toda a diferença na hora de construir a sua carreira.
Qual é a importância do inglês no mercado de trabalho?
Infelizmente, atualmente pouco mais de 5% da população brasileira fala inglês fluente. Logo, você já pode imaginar por que essa competência é um diferencial tão grande na hora de procurar um emprego.
Além disso, uma pesquisa recente da Page Personnel apontou que cerca de 60% das vagas disponíveis no mercado exigem candidatos que tenham, no mínimo, o conhecimento intermediário do idioma. O mesmo estudo projeta que, em 10 anos, o inglês deixará de ser um diferencial e se tornará um requisito obrigatório para preencher uma vaga de emprego.
Da mesma forma, a consolidação de gigantes empresas no Brasil exige o idioma. Por exemplo, a Amazon, a Uber e até mesmo a Ambev já contam com escritórios no país. Por tratarem-se de gigantes multinacionais, o inglês permite a comunicação entre todas as suas filiais ao redor do mundo.
O contrário também ressalta a importância de aprender inglês para o mercado de trabalho. Assim como empresas internacionais estão, aos poucos, vindo para o Brasil, nossas empresas nacionais também começam a conquistar o mercado ao redor do globo. Logo, são poucas as corporações que não exigem o idioma para seus funcionários.
A competitividade no mercado de trabalho
Como mencionamos acima, um dos motivos que ressaltam a importância do inglês no mercado de trabalho é a competitividade. Infelizmente, os números de desemprego são altos, principalmente após um ano como 2020, no qual a pandemia forçou muitas empresas a reverem o seu quadro de colaboradores.
Sendo assim, os profissionais que buscam boas oportunidades de emprego precisam agarrar qualquer oportunidade que tenham de se diferenciar. E, se em 10 anos o inglês será um requisito para praticamente todas as vagas, por que não começar a investir no seu currículo agora mesmo?
Atualmente, é fato que as melhores vagas do mercado são reservadas para quem fala inglês. Ou seja, você não apenas terá um leque maior de vagas para se candidatar, como também poderá contar com salários mais altos que os demais candidatos.
Já contratado, você pode ainda ter a certeza de que o inglês vai abrir muitas portas em sua carreira. Afinal, você conseguirá se comunicar com muito mais facilidade com o público de multinacionais. Da mesma forma, terá mais chances de fazer networking e criar uma rede de contatos profissionais que podem fazer toda a diferença no futuro.
Portanto, se você quer criar uma carreira de sucesso, não há dúvidas de que o inglês deve ser parte da sua gama de competências. Como você pode ver, a importância do inglês no mercado de trabalho pode ser a diferença entre conseguir ou não a vaga que sempre quis, além de melhorar (e muito) o seu desenvolvimento profissional.
Comentários 1