Todo ano ocorre a Black Friday, uma promoção que não é brasileira, mas que ganhou o comércio aqui. Mas você sabe qual é a origem da Black Friday? Como e onde começou? O que se espera essa promoção? Saber tudo isso pode te ajudar a fazer compras de uma forma mais consciente e aproveitando os melhores descontos do ano!
Entre grandes promoções, uma boa oportunidade para fazer compras que valem a pena é procurar cupons de desconto. Por exemplo, com cupom de desconto Casas Bahia você consegue fazer excelentes compras gastando muito pouco. Neste link você encontra algumas alternativas.
Mas você conhece a história por trás dessa grande onda de promoções que ocorre em todo mês de novembro?
Continue lendo para saber mais!
Qual a origem da Black Friday?
A Black Friday é um grande evento de promoções que surgiu nos Estados Unidos e foi se propagando para diversos outros países, como o Brasil.
Na última quinta-feira de novembro, nos Estados Unidos, é comemorado o dia de Ação de Graças, um feriado estadunidense que existe desde o final do século 19.
Esse termo surgiu, pois, graças a esse grande feriado, as ruas ficavam lotadas de pessoas que viajavam para visitar suas famílias e aproveitar o feriado juntos.
Com isso, os lojistas aproveitavam esse momento em que muitas pessoas estavam nas ruas depois do dia de Ação de Graças para baixar os preços das lojas e realizar grandes vendas.
Nos Estados Unidos, esse é um grande evento desde os anos 80, quando essa tradição começou a se fortalecer na cultura norte-americana.
No Brasil, no entanto, como não comemoramos o dia de Ação de Graças, essa ideia de aproveitar a última sexta-feira de novembro surgiu para aquecer o mercado brasileiro antes das grandes compras de fim de ano.
Black Friday no Brasil
Em 2010 que essa tradição começou a acontecer aqui também, especialmente na internet. Por isso, até hoje, uma década depois, a Black Friday é muito associada às compras online, onde você realmente consegue achar boas ofertas que valem a pena.
Muitos lojistas brasileiros começaram a aproveitar a Black Friday para realizar uma queima de estoques antes de dezembro, onde ocorrem grandes compras para Natal e Ano Novo.
Novembro não era um mês em que as pessoas compravam muito no Brasil. Afinal, não existia uma data comemorativa que impulsionasse o consumo. Dessa forma, a Black Friday veio como uma vantagem.
Assim, consumidores e lojistas saem ganhando. Afinal, as pessoas começam a comprar em Novembro e continuam realizando suas compras mesmo depois que passa esse período de promoções.
Além disso, grandes lojas aproveitam todo o penúltimo mês do ano para lançar diversas pequenas promoções e cupons de desconto para aquecer o mercado, antes de realmente lançar as grandes ofertas na última sexta-feira do mês.
Vale a pena comprar na Black Friday?
Claro que nem tudo são apenas maravilhas. Ocorrem várias falsas promoções nesse período, especialmente aqui no Brasil, em que essa data ainda é nova.
Mas, mesmo assim, vale a pena comprar. Especialmente, se você sabe onde encontrar os melhores descontos e também fazer um bom uso de cupons de ofertas para grandes lojas.
Uma dica essencial é ter sempre uma lista de produtos desejados e saber o preço médio deles. Assim, quando chegar a tão esperada data, você saberá o que realmente vale a pena ou não.
Você sabia que essa era a origem da Black Friday? Costuma fazer compras nesse período? Aproveita e compartilha esse link com mais pessoas que precisam conhecer sobre isso!
E se prepare! Pois, muito em breve várias promoções começaram a tomar conta dos melhores sites de compras!
Comentários 1