Entenda os valores nutricionais e vantagens de cada uma.
Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens da ração que dá ao seu cão? Se para o consumo próprio já é difícil fazer uma escolha nutritiva e balanceada para as refeições, imagina para os pets? Por isso, é importante se informar sobre as opções de ração de cachorro disponíveis hoje no mercado. Em termos de qualidade e nutrição, o que há de melhor são os produtos das linhas Premium e Super Premium.
História das rações Premium e Super Premium
Na década de 1970, começaram a ser lançadas as primeiras rações industrializadas para cães no Brasil. Até hoje eles mantêm as características: baixos níveis nutricionais, produção com ingredientes de baixo custo e qualidade de fontes vegetais de proteína e gordura, e com fórmula variável, significando que na ausência de algum ingrediente, ou na inflação de seu preço, os fabricantes o substituem por outro de qualidade próxima.
As rações do tipo Premium começaram a aparecer nos anos 1980. Seus produtos são mais elaborados e têm níveis nutricionais superiores às rações comuns, além de mais sabor e controle de qualidade e matéria prima um pouco mais rigorosos.
Por sua vez, as rações Super Premium começaram a ser industrializadas na década de 1990. Essa nova linha de alimentos chegou com os avanços nutricionais mais recentes e usando tecnologia de produção modernizada. E são rações com quantidades reduzidas de grãos, como milho e soja (muitas vezes substituídos por arroz ou quinoa), e mais proteínas de origem animal. Essa composição da linha Super Premium é uma opção mais nutritiva que, a médio e longo prazo, promove melhor qualidade e tempo de vida ao cão.
Características da ração Premium
As rações Premium são produtos de alta qualidade em nutrição canina – por isso são mais caras. Sua fórmula é composta por mais proteínas de origem animal, como frango, ovelha e peru. Esses ingredientes promovem uma digestão melhor e mais longa, ou seja, os cães têm menos “trabalho” para metabolizar os alimentos. Consequentemente, o consumo diário de ração acaba sendo menor.
As rações Premium promovem uma vida mais saudável e reduzem o volume de fezes do animal.
Contudo, produtos classificados como Premium geralmente contém conservantes, corantes e palatabilizantes (aditivo para dar gosto ao alimento). Mas hoje existe a Linha Premium Especial, que não possui esse tipo de substância danosa.
Características da ração Super Premium
Hoje a ração Super Premium é o que há de melhor em alimentação canina. Sua composição é quase toda de proteína animal (carne bovina, frango e ovelha, principalmente). Por isso, ela proporciona uma melhor digestão, absorção e utilização dos nutrientes e proteínas.
Outra vantagem das rações Super Premium é que elas utilizam conservantes naturais — sem corantes e palatabilizantes.
Por serem os produtos mais caros no mercado, é importante ressaltar seu custo-benefício. Com um alimento de alta qualidade nutricional o cão não precisará ingerir um grande volume de ração para se sentir saciado. E como a ração Super Premium é muito bem absorvida, consequentemente, o volume de fezes produzido é menor que os de cachorros alimentados com outras linhas de ração.
Mas lembre-se: a diminuição de fezes varia conforme o porte do seu animal. Ainda assim, a ração Super Premium tem grande custo-benefício até para cães de grande porte.
Além desses benefícios, as rações Super Premium têm ingredientes com outras vantagens como: redução do odor das fezes, previne a formação da placa bacteriana e tártaro, suplemento para ossos e tecidos, e atuam nas articulações para evitar dor e melhorar a qualidade de vida do animal.
Geralmente, a grande diferença é que a ração Super Premium é mais balanceada nutricionalmente que a Premium, e gera uma maior redução na necessidade de uso de suplementos e medicamentos na alimentação canina. Logo, acaba tendo um valor mais alto.
De qualquer forma, é indicado ler o rótulo das embalagens. E sempre que possível, consulte um veterinário antes de escolher a alimentação mais adequada para o seu pet.
Comentários 1