Suor excessivo pode ser um problema também para a vida social
Quem nunca se incomodou com o suor, não é mesmo? Ele é normal e natural do corpo humano, mas nem sempre é bem-vindo, principalmente quando em ocorre em alta quantidade ou frequência. A sudorese excessiva pode se tornar um incômodo para muitos e ainda influenciar a vida social e profissional.
Tanto que existem empresas especializadas na produção de peças de roupas para quem sofre com o problema, como a tech t-shirt feminina, as peças íntimas com tecidos especiais e modelos diferenciados e mais.
Disfarçar o problema pode ajudar as pessoas a retomarem sua vida da melhor forma, mas o ideal mesmo é entender as possíveis razões para o problema e tratá-lo.
O que é a sudorese excessiva
A sudorese nada mais é do que o ato de suar, ou seja, é algo natural a todo o ser humano, já que é a partir do suor que são eliminadas toxinas, por exemplo. Entretanto, problemas com sudorese excessiva são muito comuns.
As causas da sudorese em excesso podem ser variadas, mas nem sempre a razão é uma doença em si. Muitas pessoas apresentam as glândulas sudoríparas mais ativas, mas não a ponto de haver uma complicação nos órgãos.
O fato é que, sendo uma doença ou não, o suor excessivo torna-se um grande incômodo para quem sofre com isso, prejudicando a vida pessoal e profissional, a autoestima e a autonomia do indivíduo. Por isso, é sempre importante entender as possíveis razões para esse problema.
Problemas de saúde que causam sudorese excessiva
O suor excessivo pode, na verdade, ser sinal de inúmeros outros problemas de saúde que merecem atenção e você nem sabe.
Isso porque as glândulas sudoríparas estão relacionadas a inúmeros sistemas do corpo e são facilmente ativadas, inclusive por razões psicológicas, como quando a pessoa está ansiosa. Conheça alguns problemas de saúde que podem causar sudorese excessiva.
Hiperidrose
Hiperidrose é a doença do suor excessivo. Sim, a sudorese além do normal pode ser ocasionada por um problema específico que atinge principalmente as glândulas sudoríparas.
Pessoas com essa doença geralmente transpiram o tempo todo, mesmo quando estão paradas, e terminam o dia com as roupas manchadas de suor.
Isso porque há um descontrole das glândulas do suor, que produzem uma quantidade muito superior do normal. Outro ponto é que o suor também pode estar em regiões diversas, como rosto, pés, mãos, costas, entre outros.
Além disso, a hiperidrose pode ser um problema hereditário, com causa emocional ou estar relacionado a outras questões de saúde. O tratamento pode ser feito com medicamentos, antitranspirantes específicos, aplicação de botox, entre outros.
Hipertireoidismo
O hipertiroidismo é uma doença da glândula tireoide, uma das mais importantes do corpo humano, que controla a produção de hormônios. Esse problema em específico acontece quando o metabolismo do indivíduo é acelerado além do normal por conta da glândula desregulada.
Com o metabolismo acelerado, as pessoas tendem a ter dificuldade de ganhar peso e a apresentar queda de cabelo, problemas nos ossos e músculos e, claro, sudorese excessiva.
O hipertireoidismo tem causa hereditária e também pode estar relacionado a outras doenças. O tratamento pode ser feito com iodo radioativo ou até mesmo cirurgia.
Diabetes
Uma das doenças mais comuns entre a população brasileira (cerca de 12 milhões de pessoas apresentam o quadro de síndrome metabólica), o diabetes também tem entre seus sintomas e consequências a sudorese excessiva.
No caso do diabetes a questão pode ser ainda pior: as pessoas com a doença crônica, quando não controlada, apresentam diversos incômodos na pele, principalmente pela falta de hidratação. Com o suor, o quadro pode se agravar, pois o suor torna-se mais incômodo e pode até chegar a machucar o paciente.
Dessa forma, se está com sudorese excessiva e não sabe o motivo, é sempre interessante dar uma olhada nos níveis glicêmicos do sangue para ver as chances de diabetes tipo 2. A doença é crônica, portanto, não tem cura, mas precisa ser tratada.
Essas são as principais doenças que podem causar sudorese excessiva e trazer incômodos para as pessoas. Assim, procurar atendimento médico é a melhor solução para esses casos.
Comentários 1