Nos últimos anos, muito se ouviu sobre aquecimento global, problemas ambientais e poluição, o que implica na necessidade de adotar medidas que auxiliem na preservação do meio ambiente, bem como, a economia de energia elétrica.
A necessidade de atuar nos problemas ambientais que afetam o planeta torna-se cada vez mais urgente. Atualmente existe um grande número de instituições que dedicam seu capital humano a esse fim.
Por meio de estudos e análises ambientais, o objetivo é estimular a adoção de medidas corretas em termos de reciclagem, energia e combustíveis que não prejudiquem a qualidade de vida hoje e no futuro.
Reduzir o consumo de energia tanto no prédio quanto nas residências é um ponto fundamental não só para o nosso bolso e verificar a diminuição do valor na hora de consultar segunda via da conta de luz atrasada, mas também para contribuir com o nosso grãozinho de areia em benefício da terra.
Do ponto de vista do consumo de eletricidade nas residências, devemos primeiro reconhecer quais os aparelhos que mais consomem e quais os principais hábitos que ajudam a diminuir o valor nas faturas.
Consumo de energia: aparelhos que mais implicam no aumento de valor na fatura
Quase 75% da eletricidade é consumida por eletrodomésticos que são desligados e deixados em modo de espera. Esses são itens indispensáveis numa residência, mas desperdiçam e consomem muita energia. Em uma casa média, pode haver entre 10 e 15 dispositivos em espera que consomem energia ininterrupta e que não será utilizada.
Uma lâmpada incandescente tem uma vida útil 8 vezes menor do que uma lâmpada economizadora de energia.
Um computador ligado à noite usa energia suficiente para imprimir até 10.000 cópias.
O ferro é um dos aparelhos elétricos que mais consome energia, 20 vezes mais que a televisão, seguido do ar condicionado e geladeira.
Embora no nível institucional se manifestem vastos exemplos de consciência ecológica, é importante que cada cidadão saiba contribuir em casa.
Uma das formas de cuidar do meio ambiente é por meio do uso racional de energia. Isso significa entender quanta energia os aparelhos do dia a dia consomem, como reduzir esse consumo e como substituí-los, se houver substituições no mercado. A ferramenta mais importante neste caso é a informação.
Economizando energia em casa: Mudanças que podem ser realizadas para diminuir o valor na fatura
As mudanças realizadas para diminuir o valor nas faturas de energia elétrica, são bem simples, as quais incluem, por exemplo, deixar alguns aparelhos fora da tomada quando não estiver usando.
Confiram a seguir quais são essas pequenas mudanças que podem ajudar a diminuir o valor em sua fatura de energia:
• Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras de energia. Uma lâmpada de néon tem uma vida útil mais longa e uma economia de energia de 80% é estimada em comparação com as fluorescentes e de uso comum.
• Desconecte o carregador do celular da tomada assim que o processo de carga for concluído.
• Desligue a televisão, o rádio, as lâmpadas e o computador da fonte quando não estiverem em uso. É o que se chama de stand-by ou gasto silencioso de uma casa que, anualmente poderíamos ver os gastos dos diferentes aparelhos eletrônicos que temos em uma casa normal se não nos conectássemos diretamente na rede elétrica por grande parte do dia.
• Desconecte qualquer aparelho elétrico que consuma energia durante o estado de espera.
• Use água quente do chuveiro apenas na quantidade necessário, nos dias mais quentes opte pelo banho frio.
• Cozinhe com gás em vez de eletricidade. Essa é uma opção individual que tem seus benefícios e contras, mas muitos especialistas acreditam que, além disso, o cozimento no fogão a gás confere melhor sabor aos alimentos.
• Cubra as panelas ao cozinhar, isso reduz a energia em 25%.
• Modere o uso de aquecimento e ar condicionado. A temperatura de conforto varia de 19 graus Celsius a 21ºC (no verão é um pouco mais alta e pode chegar a 25ºC), sempre recomendando que na área do quarto a temperatura seja um pouco mais baixa, uma relação de 15ºC a 17ºC é perfeito.
• Aproveite o avanço da tecnologia e opte por aparelhos com eficiência energética ao realizar a compra de seus novos eletrodomésticos.
São detalhes simples, mas que ao passar do tempo podem te fazer notar a diferença na hora de pagar as contas de energia.