Resolver provas anteriores é uma ótima forma de se preparar para concursos públicos. Veja como encontrar esse tipo de material!
Ao se preparar para exames como vestibulares e ENEM, é possível encontrar as provas de edições anteriores com facilidade. Já em relação a alguns concursos, infelizmente nem sempre é assim. Os candidatos têm dificuldade para localizar esses materiais de estudo, extremamente úteis na preparação para concursos, incluindo o da Polícia Civil.
No entanto, embora não seja tão simples, a boa notícia é que há, sim, acesso a esses documentos. Uma das formas menos trabalhosas de fazer isso é por meio de alguém que já tenha prestado o concurso em questão. Caso você não conheça ninguém, grupos de estudos na internet podem ser de grande ajuda.
Restrição de acesso às provas de concursos anteriores
Geralmente, as bancas examinadoras que formulam os concursos só permitem a visualização das provas de certames anteriores para pessoas que fizeram a seleção. Os candidatos já cadastrados recebem uma senha e o número do caderno para visualizar as provas anteriores e, assim, estudar por meio delas.
Há bancas que exigem apenas o número do CPF para disponibilizarem esses exames. Já outras deixam o material disponível para todos por um período determinado (cerca de três dias). Sendo assim, é sempre bom ficar atento às datas.
Por que as bancas limitam o acesso às provas?
As bancas restringem o acesso às provas anteriores não pelos estudantes, mas para tentar se proteger de plágios, pois há bancas menores e desconhecidas que formulam concursos e têm fama de plagiar bancas maiores e renomadas.
E quando o assunto é plágio, estamos falando de copiar o edital inteiro, o que pode ser facilmente comprovado em uma busca rápida no Google sobre matérias que caem nos concursos. Devido a isso, as bancas pensam que se isso é feito com o edital, podem fazer o mesmo com as provas e, por esse motivo, não facilitam a situação para suas concorrentes.
Afinal, como encontrar provas anteriores de concursos públicos?
Hoje em dia não há necessidade de ficar à mercê dos três dias em que as bancas examinadoras costumam liberar as provas dos concursos. Por meio de uma pesquisa assertiva online, não é tão difícil achar materiais de concursos anteriores que possam servir de base para os seus estudos.
Sendo assim, aprender como fazer uma pesquisa no Google corretamente pode te ajudar bastante. Digamos que a prefeitura do Rio de Janeiro está abrindo um concurso: o que você deve fazer? Provavelmente essa prefeitura já abriu outro concurso antes desse e, por isso, deve haver editais espalhados pela internet. Sendo assim, a sugestão é que você digite as seguintes palavras na barra de pesquisa: “concurso prefeitura rio de janeiro edital prova engenheiro”.
Obviamente, trata-se apenas de um exemplo. Você pode pegar essa ideia e inserir palavras-chave relacionadas ao concurso para o qual está estudando para filtrar as páginas que o buscador te mostrar. Vale ressaltar que provavelmente essas provas não estarão na base dos sites das bancas examinadoras e, sim, em sites de compartilhamentos, fóruns, entre outros.
Por isso, recomenda-se que quem estuda para concursos procure sempre fazer parte de fóruns relacionados, como grupos no Facebook e páginas no Instagram, por exemplo, pois a ajuda é mútua.
Plataformas de estudos para concursos públicos
Além disso, também há plataformas online que disponibilizam cursos e pacotes completos de estudos para concursos, que facilitam muito a sua preparação para os exames e aumentam a sua chance de aprovação.
Isso porque você não precisará dedicar boa parte do seu tempo para buscar materiais de estudo, podendo estudar os materiais já disponibilizados e selecionados por elas. Portanto, optar por essa alternativa pode ser uma excelente decisão.