Conheça 5 tipos diferentes de pole dance para entender a prática e escolher a melhor opção para você.
O pole dance é uma prática de dança e acrobacias feitas com a ajuda de uma barra vertical, ou o poste, característica principal da atividade.
Muito conhecido pela sensualidade transmitida, o pole dance vem se tornando cada vez mais popular, mas muitos não sabem da diversidade de estilos presentes no mundo do pole dance.
Por existirem tipos diferentes de pole dance, muitas pessoas começam suas aulas com objetivo não apenas de aprender os movimentos, mas também como forma de movimentar o corpo, sair do sedentarismo, aliviar o estresse e ter uma vida mais fitness.
Até por isso, para a prática do pole dance, é importante que a pessoa esteja alongada e vestindo roupas adequadas, como lingerie confortável e peças que não atrapalhem os movimentos.
Conheça, a seguir, alguns dos principais tipos de pole dance existentes.
Pole dance: 5 tipos para praticar
A principal característica do pole dance é o uso da barra vertical na hora de realizar os movimentos. Dentro disso, existem várias possibilidades e adaptações que podem tornar a prática mais performática, mais ágil ou mais despojada.
Conheça alguns estilos de pole dance e veja qual se encaixa mais com o seu gosto.
1. Sensual
É o estilo mais comum e pessoal. Nesse estilo, o mais importante são os movimentos sensuais feitos no poste, podendo ser terrestres ou aéreos. Geralmente, usa-se salto alto.
Sendo o estilo tradicional, é a partir dele que os outros se norteiam. Por isso, algumas das características do pole dance sensual também podem ser observadas em outros, como o forte contato visual.
Esse estilo é indicado para quem gosta ou quer aprender movimentos mais sensuais ou se portar com mais segurança tanto na dança quanto no dia a dia.
2. Acrobático
Como o nome sugere, esse estilo busca a realização de acrobacias. Por isso, também usa-se muito mais a barra do que o chão, com movimentos mais aéreos do que terrestres. Esse estilo exige grande força nos braços e equilíbrio, que podem ser desenvolvidos durante os ensaios.
Nesse caso, nem sempre se usa salto alto, mas alguns elementos como o contato visual e alguns movimentos sensuais também se mostram presentes. É indicado para quem prefere movimentos mais performáticos e acrobáticos, que fujam um pouco do sensual ou da dança.
3. Contemporâneo
Mistura a prática do pole dance com a dança contemporânea. Também utiliza bastantes movimentos em solo, mas mescla com outros aéreos e menos acrobáticos do que o tipo anterior. Também não é obrigatório o uso de salto, apesar de muitas danças serem feitas com ele.
Entre as principais características desse estilo estão a agilidade, modernidade e fluidez dos movimentos, dando um foco maior também para a dança, mas sem deixar os movimentos na barra vertical de lado. É indicado para quem gosta de dançar e quer algo mais despojado.
4. Funk
O pole funk, como é possível imaginar, mistura movimentos de pole dance com funk. Também tem mais movimentos terrestres, enquanto a barra vertical serve de apoio para movimentos mais expressivos. Pode ser feito com salto ou não e o estilo é conhecido por ser bastante divertido.
Entre as principais características estão os movimentos rápidos e que mesclam passos do funk. É indicado para quem gosta ou se interessa por funk e quer aprender um estilo ou exercício novo. O pole funk também é a opção de quem vê no pole dance uma maneira de se exercitar e queimar calorias de forma divertida.
5. Artístico
É um dos estilos mais difíceis que existem, pois é considerado, realmente, uma arte, assim como balé e outros estilos de dança. Para acertar os movimentos, a pessoa precisa ter bastante força e precisão ao se mover pelo poste, pois quanto mais fluído e limpo, mais visualmente bonito é para o público.
Sua principal característica é a dificuldade de movimentos, por isso, é indicado para quem já tem conhecimento e quer aprimorá-los ou melhorar sua performance.
Além desses, existem ainda outros estilos de pole dance, alguns focados apenas em exercícios físicos, outros nas danças ou na sensualidade. Por isso, se você está interessada em começar, com certeza algum estilo combinará com o seu objetivo.