Raridade e beleza única são as principais características dessas pedras preciosas para você ter em sua joalheria
Quando se pensa em itens de alto valor, as pedras preciosas são elementos que, com certeza, logo vêm à mente das pessoas. Seja pela beleza única, pela raridade, pela associação com determinados símbolos ou até mesmo por questões esotéricas, elas são elementos muito presentes em joias de extrema qualidade.
Pode ser em um anel cravado de pequenas pedras ou com uma única peça, em brincos, colares ou mesmo em pulseiras femininas delicadas, as pedras preciosas são um verdadeiro diferencial em quaisquer tipos de peças que se pode tem em uma joalheria de bom gosto e requinte.
Para tanto, selecionamos as principais pedras preciosas existentes no universo da joalheria que não podem faltar na sua loja.
Top pedras preciosas essenciais para sua joalheria
Água-marinha
Presente nas joias da duquesa de Sussex Meghan Markle e até em letras de música do Djavan, a água-marinha é uma das pedras mais valiosas em todo o mundo. Proveniente de depósitos geológicos de rocha pegmatito, esse tipo de pedra rara é encontrada principalmente no Brasil — cerca de 90% da extração é feita aqui.
Com uma tonalidade de azul que lembra o mar, a água-marinha é uma categoria do mineral berilo incorporado ao elemento ferro. É exatamente essa mistura que gera esse tom de azul-turquesa. Além de Meghan, a realeza londrina também estampa diversas joias de água-marinha.
Diamante
Cristal sinônimo de riqueza e elegância, o diamante carrega uma propriedade única: é o mineral mais duro encontrado em toda a natureza. Isso acontece por conta da sua composição: o carbono. Diamantes são, na verdade, cristais de carbono que, há milhares de anos, passaram por um processo de intensa pressão e calor.
Eles podem aparecer em diversas cores (transparente, vermelho, laranja, amarelo, rosa, preto), mas o que os torna mais puros são sua clareza, lapidação e quilate.
Esmeralda
Trata-se da mais nobre variação do berilo, sendo uma das pedras mais desejadas em qualquer joalheria. O que dá a esmeralda um verde singular é a presença de elementos como ferro, cromo e vanádio.
Superusada por estrelas de fama mundial, como a atriz Angelina Jolie e a top model Alessandra Ambrósio, a esmeralda era considerada a “pedra do amor” entre os egípcios, provavelmente pela relação com sua cor única e profunda.
Rubi
Em tons que transitam entre o vermelho-vivo e o rosa-escuro, o rubi também é uma das pedras preciosas que precisam fazer parte de qualquer acervo de joias. A “pedra da paixão”, como é chamada por muitos, é uma das mais raras e preciosas em todo o mundo.
A maior parte do rubi atual é encontrado em minas localizadas, principalmente em Mianmar (antiga Birmânia), uma região povoada por conflitos há anos, o que torna essa pedra preciosa, da mesma família da safira, ainda mais rara.
Turmalina
A turmalina é uma das pedras com mais variedade de cores possível, algo que só acontece porque ela é um dos mais complexos minerais à base de silicato. Para quem acredita, a turmalina é capaz de repelir e afastar energias negativas que podem estar sobrecarregando nosso lado espiritual.
A variação brasileira dessa pedra está entre as variações mais raras e caras. Trata-se da turmalina paraíba, presente, é claro, no estado da Paraíba. O que chama a atenção é o tom de azul-turquesa, que se assemelha ao neon.
Safira
Assim como o diamante e a turmalina, a safira também é uma pedra preciosa que aparece com diferentes cores e tons, podendo ser incolor, azul, dourada, rosa e roxa. Essas variações acontecem pela presença de elementos como ferro, cromo, cobalto e titânio.
No entanto, a mais conhecida entre as cores de safira é a de um azul profundo bem característico. A maioria dessas pedras é encontrada em regiões como o sul do Sri Lanka, bem como Austrália, Estados Unidos, Tailândia, Quênia, Myanmar, Índia e Vietnã. A safira é considerada ainda símbolo de romance e da nobreza.
Comentários 1