Opções de investimento a curto prazo. Aprenda a diversificar a sua carteira de forma inteligente com investimentos a curto prazo.
Conhecer as diferentes opções de investimento e saber como elas podem ser combinadas na composição de uma carteira de investimentos, é um passo importante na estratégia financeira do investidor.
Existem uma série de produtos financeiros disponíveis, indicados para variados perfis e estratégias, um dos mais rentáveis é o mercado imobiliário. Os investimentos a curto prazo são aquelas aplicações com prazo inferior a 12 meses.
Selecionamos algumas opções de investimento a curto prazo para você conhecer essas alternativas e avaliar as possibilidades para formatação da sua carteira. Confira!
Letra de Crédito Imobiliário — LCI
As Letras de Crédito Imobiliário são títulos de renda fixa emitidos por bancos e opções de investimento a curto prazo. Os recursos são destinados ao setor e o interessado em investir pode encontrar papéis com opções de resgate em prazos de 180 a 365 dias.
Dentre as características desse tipo de investimento, destacam-se a isenção de Imposto de Renda e a rentabilidade, considerada adequada ao perfil do investimento. Ainda, as LCIs são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito — limitadas ao valor de R $250 mil por CNPJ ou CPF.
Letra de Crédito do Agronegócio — LCA
As Letras de Crédito do Agronegócio são bem semelhantes aos papéis anteriores, a diferença é que aqui, os recursos investidos são utilizados para ações voltadas ao setor do agronegócio.
Assim como acontece com as LCIs, as LCAs são títulos de renda fixa emitidos por instituições bancárias e isentas de Imposto de Renda.
O vencimento e a rentabilidade da aplicação são determinados no ato da sua compra. Geralmente o aporte mínimo e o prazo de aplicação são superiores a LCI, mas ainda são aplicações de curto prazo que contam com proteção do Fundo Garantidor de Crédito.
Tesouro Selic
O Tesouro Selic vem crescendo nos últimos anos, sendo uma opção popular entre os investidores que buscam alternativas a curto prazo. Trata-se de um título público emitido pelo Tesouro Nacional, com rendimento compatível ao prazo e desconto do Imposto de Renda.
O investidor que aplicar no Tesouro Selic pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento, e, a partir dos 30 dias não há incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Antes de investir em qualquer produto financeiro, lembre-se de verificar as normas e regras vigentes durante a aplicação, já que elas podem sofrer modificações.
Certificado de Depósito Bancário — CDB
O que define um Certificado de Depósito Bancário é que o investidor empresta o seu dinheiro ao banco, que irá devolvê-lo após um determinado período com a correção dos valores.
É um investimento com boa rentabilidade, mas pode possuir carência para resgate. Isso significa que será necessário esperar um determinado período para resgatar o valor caso queira ter a rentabilidade esperada.
No entanto, alguns bancos oferecem Certificados de Depósito Bancário com liquidez diária, por isso é importante conferir as opções disponíveis e verificar os critérios estabelecidos pela instituição que oferece o CDB. Os CDBs também têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.
Fundos de curto prazo
Os fundos de investimento a curto prazo são uma modalidade de baixo risco, com rentabilidade geralmente associada ao CDI ou à Taxa Selic. Uma característica comum aos fundos de curto prazo, é acompanhar as variações das taxas de juros.
Em linhas gerais, os fundos de curto prazo investem em títulos com prazo máximo de 375 dias, sendo o prazo médio de 60 dias. O objetivo desses fundos é de reproduzir as variações das taxas de juros e das taxas pós-fixadas.
Fundos Referenciados DI
Outra alternativa interessante para quem busca investimentos a curto prazo são os Fundos Referenciados DI. Neste tipo de fundo, o gestor aplica pelo menos 95% dos recursos em títulos públicos associados à Selic — títulos privados de baixo risco e Tesouro Selic.
O restante — 5%, no máximo — é alocado em papéis respeitando as regras dos fundos de curto prazo. Aqui, é importante ficar atento à taxa de administração, que, via de regra, não pode ultrapassar 0,5% para ser considerada vantajosa.
Fundos multimercado
Por fim, os fundos multimercado são outras opções de investimentos a curto prazo. A diferença é que esses podem ser um pouco mais arriscados. O fundo aplica os recursos dos seus cotistas em diversos papéis: câmbio, renda fixa, bolsa de valores, entre outros.
O segredo de um bom investimento é a diversificação. Por isso, antes de investir conheça o seu perfil, monte uma carteira diversificada e busque informações relevantes e atualizadas sobre o mercado, economia e as melhores oportunidades.
Gostou das Opções de investimento a curto prazo mencionadas neste post? Compartilhe em suas redes sociais.