O que significa ITIL? Qual é a sua função? Manter-se atualizado em relação aos novos termos no mercado é algo essencial, até mesmo para se obter um certo diferencial.
Em suma, a sigla vem do inglês e quer dizer “Information Technology Infrastructure Libary”. Traduzindo para o português, ficaria algo como “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação“. Ou seja, é uma forma de organizar processos de TI.
Além disso, trata-se de uma ótima alternativa para orientar profissionais a exercerem as suas funções com a máxima eficiência. Então, para poder entender todas as questões a respeito desse assunto, é só continuar a sua leitura nos tópicos seguintes.
O que é ITIL e para que serve?
Esta interessado em saber o que significa ITIL?. Saiba que o ITIL nada mais é que um tipo de metodologia, a qual envolve uma série de boas práticas no que tange a gestão de TI. Além do mais, esse conceito visa englobar alguns pontos chaves, sendo eles:
- Infraestrutura da área;
- Manutenção;
- Operação dos serviços de TI.
Trata-se de um conceito um tanto amplo, capaz de auxiliar em diversas questões. Agora, em relação a sua aplicabilidade, inclui desde os setores operacionais como os estratégicos. Ademais, o ITIL é um ótimo mecanismo para construir um ambiente de TI estável e escalável.
Dessa forma, acaba por promover uma melhor entrega de serviços aos seus clientes, por exemplo, sendo uma grande vantagem.
Qual o principal objetivo do ITIL?
Agora que você o que significa ITIL saiba um pouco sobre os seus objetivos. O objetivo focal do ITIL é o de assegurar uma gestão mais eficaz dos seus processos. Como consequência, acaba por fornecer uma boa experiência para os clientes, que é um dos grandes diferenciais de mercado nos dias de hoje.
Fora isso, o ITIL ainda se preocupa em entregar um trabalho de máxima qualidade para todos os seus clientes, atendendo a todas as suas necessidades e oferecendo um padrão mais elevado de confiabilidade e segurança.
Quais são os processos do ITIL?
Outra questão que você deve se atentar diz respeito aos processos do ITIL. No entanto, é válido salientar que eles podem variar de acordo com a sua biblioteca. Sendo assim, dividem-se em conjunto de livros, as quais suas fases serão descritas abaixo.
Estratégia de Serviço
O intuito dessa estratégia tem como finalidade criar valor para o cliente. Para tal, transforma o serviço de TI em um ativo estratégico. Assim, deve-se criar um plano capaz de envolver a cultura corporativa, governança, políticas e alguns padrões que assegurem o gerenciamento e a implementação dos serviços.
Design de Serviço
Nesse processo, o objetivo é mapear a disponibilidade dos profissionais do setor. Fora isso, procura analisar as suas habilidades, a fim de otimizar os serviços que já existem ou mesmo para desenvolver os novos.
Transição de Serviço
Nesse caso, nada mais é que a implementação e validação do serviço. Para tanto, realiza-se diversos testes, mas a cultura organizacional da empresa deve se envolver. E isso acontece porque essa transição tende a afetar o ambiente corporativo por inteiro.
Por consequência, envolve mudanças mais profundas. Sendo assim, todos os funcionários precisam compreender o valor da transição e conhecer todos os seus benefícios, a fim de promovê-la e suportá-la.
Operação de Serviço
Essa fase tem como intuito fazer com que os serviços de TI sejam feitos e entregues com o máximo de qualidade. Para tal, devem seguir todas as diretrizes que são determinadas pelo Acordo de Nível de Serviço (SLA).
Sendo assim, o cliente precisa perceber o valor do serviço de uma maneira clara. E, durante todo o processo, é fundamental garantir ao cliente que, em caso de qualquer falha, haverá suporte efetivo disponível.
Melhoria contínua de Serviço
Configurando-se por ser a última fase, o objetivo é acompanhar e revisar os serviços de TI. Trata-se de algo importante para averiguar possíveis falhas para, então, corrigir ou mesmo estabelecer algumas melhorias.
Como garantir a eficiência dos serviços de ITIL?
Não há uma fórmula exata de garantir que todos os processos sejam eficientes. Entretanto, há algumas recomendações práticas a respeito do assunto. Dentre elas, está a necessidade de conferir o grau de especialização dos colaboradores que são contratados.
Dessa forma, deve-se verificar se eles têm certificação ITIL já que, para obtê-la, é preciso fazer um exame ITIL. Ademais, existem diferentes níveis dessa certificação, a qual varia de acordo com o grau de complexidade.
Quais os benefícios do ITIL para um negócio?
Para ter a certeza de que vale a pena investir em ITIL, deve-se conhecer os seus benefícios. Então, ao aplicar da forma correta, algumas das vantagens para o seu negócio, são:
- Melhora no desempenho dos seus funcionários;
- Redução de gastos;
- Maior satisfação para o cliente.
Agora que você ja sabe o que significa ITIL compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais.