Quer saber o que são esportes adaptados? Então saiba que veio ao lugar certo!
Além de melhorar a forma física, a prática esportiva influencia positivamente no desenvolvimento psicológico e no humor, o que, sem dúvida, favorece a qualidade de vida.
Isso, aliado à proliferação e formalização de associações, federações e regulamentos específicos, torna o esporte adaptado cada vez mais atrativo para pessoas com deficiência, que podem praticá-lo desde o nível amador até o competitivo.
Veja abaixo o que são esportes adaptados.
O que são esportes adaptados
Os esportes adaptativos são esportes competitivos ou recreativos para pessoas com deficiência.
Os esportes adaptativos costumam ser paralelos às atividades esportivas típicas. No entanto, eles permitem modificações necessárias para a participação de pessoas com deficiência e muitos esportes usam um sistema de classificação que coloca os atletas com desafios físicos em igualdade de condições uns com os outros.
Esportes adaptados para todos
As modificações nos esportes adaptados são mínimas e, portanto, permitem que pessoas com deficiência os pratiquem sem perder a essência original.
Esportes adaptados são tão recreativos quanto competitivos, sendo voltados para o lazer e servem até como terapia. Muitas pessoas competem em uma competição de alto rendimento, como por exemplo os Jogos Paraolímpicos.
Um dos aspectos fundamentais nestes esportes é a adaptação de cadeiras de rodas e equipamentos esportivos.
Neste sentido, tanto o design como os materiais com que são feitas as cadeiras foram melhorados, adaptando-os às necessidades específicas exigidas por cada desporto.
Que esporte devo escolher?
Se você perguntar quantos esportes adaptados existem, a resposta é que praticamente todos os “esportes” individuais, de duplas e de equipes podem ser adaptados. Antes de escolher o seu, pense no que você gosta, o que te motiva e o que você quer alcançar praticando.
Como em tantos outros aspectos da vida, persistência e perseverança são valores que você deve ter em mente ao definir seus objetivos.
Abaixo, deixamos uma lista dos esportes adaptados.
Basquetebol em cadeira de rodas
Um dos esportes adaptados mais populares, com ligas e competições em todo o mundo. O basquete em cadeira de rodas exige um esforço notável, pois tanto as dimensões da quadra quanto a altura da cesta são as mesmas do basquete clássico.
Cadeiras adaptadas podem ter 4 ou 5 rodas, duas grandes localizadas na parte traseira, 2 pequenas na frente e geralmente uma quinta roda anti-rolagem na parte traseira.
Sendo um esporte de equipe, incentiva o companheirismo e as relações sociais. Devido ao seu amplo crescimento, você encontrará clubes e associações em diferentes categorias e em vários níveis.
Rugby em cadeira de rodas
Jogado em cadeira de rodas e originalmente destinado a jogadores com tetraplegia.
Embora no nosso país seja uma novidade, em outras partes do mundo o quad rugby adaptado tem uma longa tradição.
Esgrima
A esgrima adaptada tornou-se esporte paralímpico em 1960, e exige as mesmas condições de sua versão tradicional: precisão, técnica e estilo. A cadeira é ancorada ao chão, permitindo mais liberdade de movimento nos braços.
É um dos esportes adaptados mais interessantes se você deseja desenvolver sua agilidade e reflexos. Se você quer saber como jogar, familiarize-se com as regras oficiais.
Hóquei
O hóquei adaptado tem duas categorias: uma em cadeira de rodas manual e outra em cadeira de rodas elétrica.
Praticado também com dois tipos de baquetas: o de mão (convencional) e o T-stick, que possui lâminas plásticas localizadas na parte frontal da cadeira.
Isso dá a pessoas com diferentes graus de deficiência a oportunidade de jogar, tornando-o um dos esportes adaptados mais integrados .
Dança
Se você quer se exercitar ao mesmo tempo em que melhora seus atributos mais expressivos e dramáticos, a dança adaptada é o seu esporte.
O sucesso é tanto que já tem regras próprias e você tem a garantia de encontrar o estilo certo para você, seja o tango, a valsa, a dança ou o cha-cha, ou até algo mais ativo como a Zumba. Em suma, é um esporte divertido para praticar durante todo o ano, em qualquer lugar e com a companhia escolhida.
Vela
De todos os desportos adaptados , este é o que proporciona mais autonomia a quem o pratica. Uma de suas características é o controle tipo joystick que facilita a operação tanto do leme quanto das velas.
Se você quer praticar esportes ao ar livre, a vela adaptada é uma boa maneira de demonstrar sua habilidade e velocidade no mar. Além disso, traz uma sensação de liberdade incomparável.
Tênis
O tênis em cadeira de rodas respeita algumas das regras do tênis para não deficientes. Por exemplo, o tamanho da quadra é o mesmo, e o tipo de raquete e as regras referentes à bola também permanecem inalteradas.
Uma coisa interessante sobre a versão adaptada é que a bola pode quicar duas vezes e também pode cair fora da quadra no segundo quique.
Você gosta de esportes?
No Brasil, milhares de pessoas amam esportes, principalmente o futebol. Portanto, se você é um dos milhares de brasileiros apaixonados pelo esporte, saiba aqui como jogos de aposta online podem ser uma fonte de renda extra para você.
Depois da legalização de apostas esportivas no Brasil em 2018, essa se tornou não só uma opção de renda extra, mas também uma fonte de trabalho para muitas pessoas.