O molusco contagioso é causado pelo maior vírus que infecta o organismo humano, o pox virus, Ele contagia as pessoas pelo contato da pele com pele e geralmente se espalha, podendo surgir dezenas de lesões. Ocasionalmente, o contagio indireto, através de um objeto contaminado, também pode ocorrer.
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO MOLUSCO CONTAGIOSO
O molusco contagioso é um vírus considerado inofensivo pois não é cancerígeno nem causa maiores danos à saúde das pessoas. As lesões da pele em geral são pequenas protuberâncias, com uma pequena umbelicação central.
As lesões podem se multiplcar, atingindo números variáveis. Este vínus pode se espalhar através da pele normal ou através do contato direto de um portador ou objetos contaminados, por amanhões, depilação ou outros traumatismos.
Em crianças, o molusco contagioso, geralmente ocorre por contato direto da pele com a pele de outra criança infecada. Em adultos, são comuns as lesões em áreas genítais, resultantes de contágio transmitido sexualmente.
TRATAMENTO DO MOLUSCO CONTAGIOSO
As lesões ocasionadas por molusco contagioso, podem ser tratadas com aplicações de um medicamento chamado cantaridina, que são indolores e podem ser realizadas 2 cada 3 semanas, em consultório medico.
Às bolhas resultantes das aplicações podem deixar manchas escuras que duram meses, sendo por esse motivo desaconselhado o seu uso na face.
À criocauterização com ritrogênio líquido também pode ser utlizada pelo médico. As lesões também podem ser manualmente exiraídas pelo médico por curetagem, em consultório medico.
A curetagem, é um procedimento que pode ser um pouco doloroso, mas o médico dispõe de medicamentos (como os anestésicos tóxicos) para diminuir a dor.
PREVENÇÃO CONTRA MOLUSCO CONTAGIOSO
Se não forem tratadas adequadamente, as lesões podem durar entre 1 e 2 anos, até que o sistema de defesa do organismo elimine a infecção. No entanto, durante esses anos, muitas lesões novas podem se formar e o vírus pode se espalhar em outras pessoas. Portanto, as lesões de molusco contagioso, devem ser tratadas assim que elas surgirem.
Se você tem alguma dúvida sobre MOLUSCO CONTAGIOSO ou sobre os tratamentos que são utilizados no seu controle, consulte um dermatologista.