Se você apresenta mais dificuldades para dormir durante o período menstrual, confira algumas razões para isso.
A menstruação é um processo complexo que envolve a produção de diferentes hormônios pelo ovário e pela hipófise e produz efeitos diversos no corpo de cada mulher.
Entre os efeitos mais comuns provocados por esse processo biológico é possível citar o inchaço dos seios, do abdômen e das pernas, fadiga, dor de cabeça, retenção de líquidos, náuseas, indisposição e cólicas, que podem variar entre leves e intensas.
Mediante transformações rápidas e profundas, uma dúvida recorrente entre as mulheres que vivem esse processo é: o ciclo menstrual atrapalha a qualidade do sono?
Estresse e sono
A descarga hormonal que ocorre no organismo durante a menstruação e as diferentes fases desse processo pode prejudicar o sono das mulheres nos dias do ciclo, o que acaba facilitando as alterações de humor que podem ser vistas nesse período.
Isso ocorre sobretudo no período pré-menstrual (conhecido como TPM), momento em que as mulheres costumam ficar mais irritadas, tristes e/ou tensas, fatores que acabam atrapalhando o processo de dormir. Sem conseguir relaxar, o corpo não consegue descansar de forma adequada.
Queda hormonal
A mudança brusca na produção de hormônios é outro fator importante para compreender a maior dificuldade para dormir durante a menstruação. Nos 10 dias que antecedem o primeiro dia, o corpo está produzindo diversos hormônios para se preparar para possivelmente haver uma fecundação.
Se o encontro entre o óvulo e o espermatozoide não ocorre, os hormônios que sustentavam esse ambiente propício para desenvolvimento do feto, param de ser produzidos, o que faz o nível hormonal despencar.
Essa queda hormonal brusca é a responsável por deixar as mulheres cansadas nesse período (e algumas até exaustas). Essa sensação costuma permanecer até que o nível hormonal se estabeleça novamente.
É importante ressaltar que, se o cansaço e outros sintomas não amenizarem dias após o término da menstruação, mesmo com todos os cuidados, é bom procurar um(a) ginecologista para investigar melhor se há outras causas para esse quadro.
Estudo
Uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte mostrou que, nos dias que antecedem a menstruação, há uma queda na qualidade do sono em torno de 3,3%. Os pesquisadores também constataram que as mulheres acordam três vezes mais durante a noite em comparação a outros momentos do ciclo menstrual.
Outro dado confirmado pelo estudo é que as mulheres sentem mais sono nos dias logo antes da menstruação, e isso ocorre de forma generalizada (mesmo quando elas mantêm uma rotina de descanso considerada adequada). Estima-se que, em média, 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos prescritos por profissionais qualificados da área da saúde.
Embora a sensação de cansaço se intensifique no período menstrual, é comum que outros sintomas (como dor de cabeça, cólicas e inchaço) dificultem o processo de sono.
Como melhorar?
Existem alguns hábitos simples que as mulheres que vivem distúrbios em seu sono podem fazer durante o período menstrual. O primeiro deles é cuidar da alimentação com mais atenção e evitar consumir café, sal, doces e álcool em excesso. Os alimentos mais recomendados para esse período são frutas, legumes e cereais integrais.
O melhor é realizar um número maior de refeições por dia, ingerindo uma quantidade menor de alimentos em cada uma delas. O ideal é dar preferência para alimentos ricos em magnésio (como quiabo, abacate, aveia, banana e figo) e em ômega-3 (como salmão, sardinha, linhaça, chia e frutas oleaginosas — amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes, pistache, entre outros).
Outro hábito recomendado é praticar atividades físicas regularmente, já que elas liberam endorfinas — hormônios produzidos pela glândula hipófise e que possuem ação analgésica, sendo capazes de produzir a sensação de bem-estar e conforto e melhorar o estado de humor. A liberação de endorfinas ajuda o corpo a relaxar, o que facilita o processo de sono.
Comentários 1