A proteção do meio ambiente vai além de medidas como plantar árvores e economizar água. Uma atitude positiva em relação ao ecossistema começa com o consumo de produtos com bons ingredientes, embalagens ecologicamente corretas e receitas limpas, livres de testes em animais.
Os produtos de maquiagem e beleza com essas propriedades são alternativos para quem tem beleza limpa e quer mudar seus hábitos em prol da preservação da natureza e da própria saúde.
Lembra-se dos dias em que os cosméticos eram escolhidos pelos benefícios de seus ingredientes, marca, sabor ou até mesmo embalagem? Sim, essa prática já pode ser considerada desatualizada e cada vez mais será coisa do passado.
Sustentabilidade, palavra-chave em dez entre dez pesquisas de tendências de mercado da moda, luxo, esportes motorizados, comportamento, arquitetura, dita as novas regras para a indústria da beleza.
Além do assunto que abordaremos neste artigo, indicamos que você faça um Curso de Maquiagem com o objetivo de entender mais sobre o assunto.
Produtor de cosméticos
Um aspecto único desta nova tendência de mercado é também festejar os pequenos produtores locais, que se descobrem aqui e ali, através do seu perfil da rede social. Eles criam produtos próprios customizados, com ingredientes frescos, como: flores, ervas, óleos essenciais. Eles preferem usar recipientes de vidro, além de oferecer cursos para formação de cosméticos naturais.
Usar sabão natural é um ato político. Prove que você está do lado da vida, como: produtos de xampu sólido de abacate e mamona e alecrim e sabonete de sal grosso. Muitos produtores fazem sucesso com os seus desodorantes em creme.
Sustentabilidade na Indústria Cosmética
A indústria cosmética baseia-se no princípio da inovação e pretende sensibilizar para o uso sustentável dos recursos naturais. O desafio é evitar emissões de água, energia e CO2.
O uso de insumos de fontes renováveis, substâncias sintéticas, tem sido incentivado para reduzir o impacto no meio ambiente. Os fabricantes estão constantemente em busca de desenvolvimentos inovadores para seus produtos, adaptando processos “verdes” e o uso de matérias-primas de fontes renováveis. Por meio da inovação, formuladores e fabricantes buscam criar produtos diferenciados para o avanço da indústria da beleza, tendo como prioridade a preservação e o uso da biodiversidade.
Skala Cosméticos
A marca brasileira de cuidados com os cabelos é conhecida por seus produtos 100% veganos e sem crueldade, com testes em animais. Os cremes para os cabelos são comercializados em “latas” de baixo custo para o consumidor, reduzindo assim a incidência de resíduos. Os cosméticos Skala são reconhecidos pela sua capacidade 2 em 1 e por serem inspirados no Brasil, além de atender às necessidades dos diferentes tipos de cabelo. Os produtos não tem ingredientes tóxicos
Laces
A relação da marca com a proteção ambiental começa no físico. Tudo foi criado com o objetivo de produzir o mínimo possível de danos ambientais. Para fazer isso, eles usam um sistema de captação de água da chuva e tratamento de água, além de compensar a produção de carbono da loja e das operações de e-commerce do Slow Beauty. Os produtos da marca são feitos com ingredientes naturais e são isentos de toxinas.
Weleda
Com mais de 100 anos, a marca é conhecida pelas suas fórmulas orgânicas e por apostar na utilização de ingredientes atóxicos ou microplásticos. A Weleda não testa em animais e usa material 100% reciclável
Baims Natural Makeup
A maquiagem oferecida pela marca é de alto desempenho à base de ingredientes orgânicos, todos sem crueldade. A empresa, sediada no Brasil e na Alemanha, utiliza embalagens de bambu e produtos em pó recarregáveis para reduzir a geração de resíduos e reduzir custos para o consumidor.
Simple Organic
A marca brasileira acredita totalmente na saúde do planeta, nas pessoas e no respeito pelos animais. Produtos de maquiagem, cuidados pessoais e cuidados com a pele estão se tornando referência em boa beleza. A Simple Organic foi a primeira marca do país a receber o certificado internacional Zero Waste, graças à logística de produção reversa
Com a consciência da sustentabilidade, as medidas sustentáveis mais importantes em relação a projetos de adoção tornaram as indústrias ecologicamente éticas e ao mesmo tempo ao mesmo tempo lucrativo com geração de energia mais limpa e renovável; medidas socioambientais benéficas, atitudes que possibilitem a geração de empregos nas comunidades onde a matéria-prima é extraída e utilizada pela indústria em questão, e o aproveitamento de resíduos, bem como a reconversão de colaboradores com formação adequada, de forma mais ambiental produção correta, sem causar prejuízos econômicos e campanhas de promoção ao consumidor para promover a conscientização sobre as práticas ambientais e o consumo consciente.
Diferenças de cosméticos
Cosméticos naturais
Deve ter pelo menos 95% do total de matérias-primas de origem natural e os 5% restantes de matérias-primas orgânicas e / ou sintéticas, desde que esses ingredientes não correspondam ao nome de parabenos, vaselina, triclosan, mercúrio, óleo mineral, hidroquinona, polietilenoglicóis (PEGs), imidazolidinil ureia, diazolidinil ureia, lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, BHA, BHT e silicone.
Cosméticos biológicos
É formulado com matérias-primas naturais certificadas, produzidas segundo critérios de sustentabilidade. A semeadura e a colheita não agridem o meio ambiente, pois são isentas de agrotóxicos e outros produtos químicos.
Cosmético vegano
É um produto que não utiliza matérias-primas de origem animal, como, por exemplo: mel, cera de abelha, lanolina, colágeno, albumina, carmim e gelatina. Um cosmético nesta categoria pode não ser natural ou orgânico.
Atenção: os fabricantes podem substituir a cera de abelha por parafina ou vaselina, substâncias derivadas do petróleo e não biodegradáveis. Portanto, vale sempre a pena ler o rótulo da embalagem.
Se você trabalha com maquiagem e deseja aprender mais sobre o assunto, indicamos que você faça um Curso Online do ramo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.