O home office se tornou uma tendência durante a pandemia com o objetivo de conter os avanços do vírus e preservar a saúde dos profissionais. No entanto, trabalhar à distância já é algo conhecido pelos advogados.
Isso se deve ao fato de que desde a década passada, centenas de pessoas recorrem ao advogado online para obter serviços especializados e não perder tempo com deslocamento, uma vez que a rotina se torna cada vez mais corrida.
Se você se encontra atualmente na situação home office, conheça os prós e os contras para os advogados e dicas de como melhorar sua produtividade trabalhando de casa.
Prós e contras do home office para advogados
Apesar do contexto do trabalho em casa vir atrelado com a liberdade de montar os próprios horários, esse pode ser o primeiro desafio para uma boa produtividade.
Apesar de tudo, trabalhar em casa como advogado é uma excelente oportunidade, principalmente a longo prazo. Saiba mais!
Vantagens do home office para advogados
Trabalhar em home office representa grandes vantagens para advogados, dentre elas:
- Redução de gastos com transporte (passagem de ônibus, metrô, gasolina, estacionamento), uma vez que as saídas se reduzirão à idas aos tribunais e fóruns quando necessário.
- Maior ganho de tempo. Perder algumas horas no trânsito ou esperando uma comida em um restaurante durante o horário de almoço é uma constante dos grandes centros urbanos. Ao trabalhar em casa, você tem a possibilidade de organizar horários com muito mais facilidade e acaba ganhando também qualidade na produtividade e até mesmo na alimentação.
- Conseguir clientes fora da cidade em que reside, podendo ampliar o leque de serviços e se tornar mais reconhecido na área em que atua.
Desvantagens do home office para advogados
Embora trabalhar de casa traga grandes vantagens para sua produtividade e até mesmo a possibilidade de ampliar sua carteira de clientes, em alguns momentos problemas familiares ou imprevistos com a casa podem atrapalhar a rotina.
Conexão ruim com a internet é um desses imprevistos que podem surgir no momento de uma troca importante com um cliente ou até na sua participação em algum seminário ou congresso que esteja sendo realizado online.
Dessa maneira, as chances de formalizar um bom network podem cair caso os demais presentes na situação não se sintam à vontade com seus problemas tecnológicos.
Se envolver com afazeres domésticos também pode ser um ponto de distração do foco ao trabalho. Nesses casos, é necessário que você obtenha um pulso mais firme para conseguir equilibrar todas as demandas que surgem ao longo do dia.
Por fim, trabalhar em home office também pode se tornar tentador para o acúmulo de funções e de trabalho, fazendo com que as 8 horas tradicionais se tornem 16. É importante prestar atenção no tempo para que a sobrecarga também não afete sua saúde e produtividade.
Como ser um excelente advogado home office?
O home office também requer estabelecer rotinas durante a semana. Isso significa que para ser um excelente advogado nessa modalidade de trabalho, você precisa agir como se estivesse indo trabalhar em um escritório.
Defina um horário para acordar e iniciar as demandas do dia com uma pausa de almoço de pelo menos uma hora. Se achar que o preparo pode levar muito tempo e te distrair do objetivo, tente cozinhar durante o fim de semana e deixar a comida congelada para os dias em que a rotina está mais corrida.
Evite utilizar o celular durante o horário de trabalho para checar qualquer coisa que não seja relacionada ao seu trabalho. O foco é importante para você conseguir cumprir o dia no seu horário já estipulado e evitar fazer horas extras desnecessárias.
Delegue tarefas para você mesmo. Atualmente, plataformas como Trello e Asana são grandes aliadas do profissional liberal e em regime home office. Por meio delas é possível acompanhar o que está em desenvolvimento e o que deve ser realizado em seguida.
Conclusão: Dicas para ter um melhor desempenho no home office
O regime de home office só tem a crescer entre os advogados e vem atrelado com muitas vantagens importantes para o crescimento do profissional. A possibilidade de lidar com a internet para melhorar o marketing jurídico rende muitos frutos financeiros.
No entanto, busque sempre:
- Dicas de como melhorar sua produtividade e evitar maus hábitos que levam ao estresse e problemas de saúde mais graves que possam te afastar do trabalho por mais tempo.
- Preservar suas amizades com outros colegas da área mesmo estando mais distante.
- Ficar atento, também, às novidades da profissão.Isso é muito importante para que você siga sendo um profissional atualizado. A advocacia só tem a agradecer!