Conhecimento de mercado e análise crítica são essenciais no swing trade.
O mercado está repleto de traders, a função está em alta e uma das principais modalidades desse tipo de investimento é o swing trade. Esse modelo visa uma estratégia de operação mais versátil, com melhor relação entre retorno e tempo. Essa é uma forma de dominar a carteira recomendada para guiar novos investimentos.
Diferentemente do Day Trade, em que as operações de compra e venda são realizadas no mesmo dia, no swing trade as operações podem durar dias, semanas, meses e até anos. Aqui abordaremos as principais características dessa modalidade de investimento.
O que é swing trade?
O swing trade é uma das metodologias de trabalho do mercado de capitais focadas na trading de curto prazo. O swing trader é o operador que aposta em tendências de mercado. Entre as modalidades de trading, o swing trade possui menos riscos e maior potencial de ganhos.
Para ser swing trader, o investidor precisa ser um bom especulador, acompanhando e realizando análises semanais para entender o mercado e reagir às tendências. Outro ponto importante é que a modalidade permite que o investidor tenha outra profissão, já que ele não precisa acompanhar o mercado ponto a ponto.
Diferença entre day trade, swing trade e position
Um day trader opera acompanhando gráficos minuto a minuto. Isso acontece porque nessa modalidade o investidor compra e vende ações no mesmo dia. No position ou buy n’ hold, o investidor compra ações sem data para venda, então ele está investindo e não especulando, podendo lucrar com dividendos a médio e longo prazo.
O swing trade é o meio termo entre os outros dois. Nessa modalidade, o operador não visa os maiores ganhos por operações, mas busca focar em pequenos ganhos, apostando em uma boa quantidade de ações.
Quais os principais requisitos para operar no swing trade?
O swing trader deve possuir um bom conhecimento do mercado de capitais, dominando a análise técnica para acertar na compra de ativos. Isso é fundamental, já que a função de trader possui um alto risco para investidores amadores.
O ideal é que o operador conte com consultoria financeira e comece com valores pequenos, focando em ganhos de 1% por operação. Em relação ao tempo, o swing trader pode gastar apenas 20 ou 30 minutos de seu dia para realizar suas operações e analisar o mercado.
Como identificar ações para swing trade?
A melhor forma de encontrar ações indicadas para swing trade é por meio da análise técnica. Isso consiste no estudo do mercado, notando o dinamismo entre preços e volume de negociações. Dessa forma, é possível identificar tendências de mercado.
Através da análise, o operador entende o comportamento das ações na Bolsa de Valores e identifica oportunidades para compra e venda, focando no lucro com as operações. É possível identificar tendências de curto, médio e longo prazo.
Quais são as principais vantagens do swing trade?
A principal vantagem da modalidade é que não é necessário tentar antecipar os movimentos do mercado para lucrar com as operações. O investidor pode esperar a tendência do mercado para ter mais convicção de suas operações e garantir o lucro.
O operador de swing trade aproveita todos os movimentos do mercado e, na comparação com o day trader, tem custos menores, em torno de 70 trades por ano. Para quem já possui conhecimento desse mercado, o swing trade é uma boa operação para garantir lucro, dividindo a atenção com outras atividades profissionais.
Como em qualquer investimento, o swing trade não faz nenhum investidor rico do dia para a noite. Essa modalidade de investimento é uma construção que gera lucro com o passar do tempo. Aqui, o capital não é o mais importante. Para ter sucesso, o operador precisa dominar todas as técnicas e formas de operação na Bolsa de Valores. Então, nossa última dica é unir estudo e prática para ser bem-sucedido nessas operações.
Comentários 1